Excelência na programação científica e várias novidades marcam o XI CBQ

- 24/05/2018

O XI Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) foi realizado entre os dias 9 e 12 de maio, no Mabu Thermas Gran Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O CBQ é o evento científico mais importante da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e, nesta 11ª edição, a SBQ promoveu, mais uma vez, a discussão de temas pertinentes e atuais no tratamento de queimaduras.

Com a presença de eminentes profissionais da área da saúde, o evento que teve como tema O futuro chegou, e agora? contou com 800 inscritos e o maior número de convidados do hemisfério norte, em virtude do primeiro curso da Internacional Society of Burn Injuries (ISBI) de atendimento ao queimado. “Em 2017 realizamos a X Jornada Brasileira de Queimaduras, que foi um grande sucesso, e o retorno obtido nos encorajou a seguir o caminho em que apostamos”, declarou o presidente da SBQ, Dr. Luiz Philipe Molina Vana, durante solenidade de abertura do congresso.

Seis palestrantes internacionais foram especialmente convidados para engrandecer ainda mais o evento. Dentre eles, os professores americanos Jonatham Niszczak, Ingrid Parry, William Norburry e Michael Serghiou, que integraram o curso ISBI ao lado dos britânicos Naiem Moiemen e Ivonne Wilson.

Para alcançar a excelência na programação científica do XI CBQ, como explicou Molina, foram implementados novos conceitos nos eventos da Sociedade, como as moderações imediatamente após as apresentações. Além disso, a criação dos Workshop Hand On, um sucesso instantâneo, proporcionou experiência prática para os participantes e certificou a busca pela valorização na qualidade científica na instituição.

Atividade paralela do XI CBQ, o I Congresso do Cone Sul de Queimaduras e Feridas abordou o tema Da Célula Tronco ao Tecido: uma abordagem da fronteira da ciência na regeneração tecidual. As atividades, realizadas durante o dia 11 de maio, oportunizaram a atualização para os profissionais da área com palestrantes da Argentina, Chile, México e também do Brasil. “A ideia, proposta pelo professor Maurício Pereima, discute pela primeira vez de forma bastante aprofundada a ciência por trás das queimaduras. Um marco na história de nossos congressos”, destacou Molina.

Pré-Congresso

A SBQ preparou rica programação de pré-congresso para os participantes que chegaram a Foz de Iguaçu antes da abertura oficial do CBQ. Os cursos, que duraram das 9 às 18 horas, discutiram o Biofilme em Queimaduras e a Assistência de Enfermagem em Queimaduras. Na ocasião, os congressistas tiveram a oportunidade de participar do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), que oferece conhecimento e normas aos que têm oportunidade de realizar o primeiro atendimento a qualquer pessoa com queimaduras.

Logo da SBQ

Durante solenidade de abertura, o presidente da SBQ apresentou o novo logo que renovará a identidade visual da Sociedade. Na apresentação, ele convidou os membros da diretoria da Sociedade para descerrar o painel que cobria o logo da Instituição e afirmou estar orgulhoso da configuração. A atualização do símbolo é um projeto iniciado na gestão do Dr. Leonardo Rodrigues da Cunha, entre os anos 2015 e 2016, e concluído em 2018.

Conquistas

Molina ainda aproveitou a oportunidade para apresentar novidades e medidas da sua gestão. Destacou o desenvolvimento de nova Cartilha de Prevenção da SBQ, feita em parceria com o Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ), Instituto Pró-Queimados (IPQ) e o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ). A cartilha foi padronizada e, quem desejar, pode fazer o download no site sbqueimaduras.org.br. “Nos esforçamos para estreitar laços com os nossos parceiros (NPQ, IPQ e IAQ) valorizando um caminho de dupla via”, revelou.

Também na gestão de Molina foi lançado o aplicativo Queimei, com o objetivo de ajudar vítimas de queimaduras, orientando o que fazer e para onde ir após um acidente. A Sociedade desenvolveu, ainda, o website de prevenção Queimadura nunca mais – um espaço com depoimentos de várias personalidades e informações sobre primeiros socorros e ações preventivas, que pode ser acessado no queimadurasnuncamais.org.br. Outra grande novidade da SBQ é a criação do Portal do Voluntariado, uma iniciativa que irá reunir ONGs em torno de uma agenda comum para o beneficio do paciente queimado.

Além disso, foram apresentadas atualizações do site oficial da SBQ, com dados epidemiológicos das queimaduras junto ao SUS. O presidente anunciou e demonstrou em assembleia mudanças na gestão financeira com a redução expressiva dos custos mensais. “A redução está levando a SBQ a uma saúde financeira invejável”, garantiu.

Galeria

Confira as fotos do XI Congresso Brasileiro de Queimaduras: www.flickr.com/photos/157174242@N05/albums/

Outras Notícias

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa