Excelência na programação científica e várias novidades marcam o XI CBQ

- 24/05/2018

O XI Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) foi realizado entre os dias 9 e 12 de maio, no Mabu Thermas Gran Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O CBQ é o evento científico mais importante da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e, nesta 11ª edição, a SBQ promoveu, mais uma vez, a discussão de temas pertinentes e atuais no tratamento de queimaduras.

Com a presença de eminentes profissionais da área da saúde, o evento que teve como tema O futuro chegou, e agora? contou com 800 inscritos e o maior número de convidados do hemisfério norte, em virtude do primeiro curso da Internacional Society of Burn Injuries (ISBI) de atendimento ao queimado. “Em 2017 realizamos a X Jornada Brasileira de Queimaduras, que foi um grande sucesso, e o retorno obtido nos encorajou a seguir o caminho em que apostamos”, declarou o presidente da SBQ, Dr. Luiz Philipe Molina Vana, durante solenidade de abertura do congresso.

Seis palestrantes internacionais foram especialmente convidados para engrandecer ainda mais o evento. Dentre eles, os professores americanos Jonatham Niszczak, Ingrid Parry, William Norburry e Michael Serghiou, que integraram o curso ISBI ao lado dos britânicos Naiem Moiemen e Ivonne Wilson.

Para alcançar a excelência na programação científica do XI CBQ, como explicou Molina, foram implementados novos conceitos nos eventos da Sociedade, como as moderações imediatamente após as apresentações. Além disso, a criação dos Workshop Hand On, um sucesso instantâneo, proporcionou experiência prática para os participantes e certificou a busca pela valorização na qualidade científica na instituição.

Atividade paralela do XI CBQ, o I Congresso do Cone Sul de Queimaduras e Feridas abordou o tema Da Célula Tronco ao Tecido: uma abordagem da fronteira da ciência na regeneração tecidual. As atividades, realizadas durante o dia 11 de maio, oportunizaram a atualização para os profissionais da área com palestrantes da Argentina, Chile, México e também do Brasil. “A ideia, proposta pelo professor Maurício Pereima, discute pela primeira vez de forma bastante aprofundada a ciência por trás das queimaduras. Um marco na história de nossos congressos”, destacou Molina.

Pré-Congresso

A SBQ preparou rica programação de pré-congresso para os participantes que chegaram a Foz de Iguaçu antes da abertura oficial do CBQ. Os cursos, que duraram das 9 às 18 horas, discutiram o Biofilme em Queimaduras e a Assistência de Enfermagem em Queimaduras. Na ocasião, os congressistas tiveram a oportunidade de participar do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), que oferece conhecimento e normas aos que têm oportunidade de realizar o primeiro atendimento a qualquer pessoa com queimaduras.

Logo da SBQ

Durante solenidade de abertura, o presidente da SBQ apresentou o novo logo que renovará a identidade visual da Sociedade. Na apresentação, ele convidou os membros da diretoria da Sociedade para descerrar o painel que cobria o logo da Instituição e afirmou estar orgulhoso da configuração. A atualização do símbolo é um projeto iniciado na gestão do Dr. Leonardo Rodrigues da Cunha, entre os anos 2015 e 2016, e concluído em 2018.

Conquistas

Molina ainda aproveitou a oportunidade para apresentar novidades e medidas da sua gestão. Destacou o desenvolvimento de nova Cartilha de Prevenção da SBQ, feita em parceria com o Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ), Instituto Pró-Queimados (IPQ) e o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ). A cartilha foi padronizada e, quem desejar, pode fazer o download no site sbqueimaduras.org.br. “Nos esforçamos para estreitar laços com os nossos parceiros (NPQ, IPQ e IAQ) valorizando um caminho de dupla via”, revelou.

Também na gestão de Molina foi lançado o aplicativo Queimei, com o objetivo de ajudar vítimas de queimaduras, orientando o que fazer e para onde ir após um acidente. A Sociedade desenvolveu, ainda, o website de prevenção Queimadura nunca mais – um espaço com depoimentos de várias personalidades e informações sobre primeiros socorros e ações preventivas, que pode ser acessado no queimadurasnuncamais.org.br. Outra grande novidade da SBQ é a criação do Portal do Voluntariado, uma iniciativa que irá reunir ONGs em torno de uma agenda comum para o beneficio do paciente queimado.

Além disso, foram apresentadas atualizações do site oficial da SBQ, com dados epidemiológicos das queimaduras junto ao SUS. O presidente anunciou e demonstrou em assembleia mudanças na gestão financeira com a redução expressiva dos custos mensais. “A redução está levando a SBQ a uma saúde financeira invejável”, garantiu.

Galeria

Confira as fotos do XI Congresso Brasileiro de Queimaduras: www.flickr.com/photos/157174242@N05/albums/

Outras Notícias

Brincadeira de criança levou Andrea Rolim a ficar seis meses internada em razão de queimaduras

Especial ex-presidente: Maria Cristina Serra foi a primeira mulher no cargo

Representantes da SBQ participam de Congresso Cirurgia do Ano em Minas Gerais

Especial ex-presidentes: Flávio Nadruz esteve à frente da SBQ por duas gestões e segue fazendo parte da diretoria

Pesquisa quer entender o ensino de queimaduras nos cursos de enfermagem e medicina no Brasil

Especial ex-presidentes: Edmar Maciel foi um dos fundadores e presidiu a entidade por quase 6 anos

SBQ publica Edital de Convocação para Assembleia Geral a ser realizada em maio

CNNAQ em Brasília: não perca a chance de participar do curso sobre normatização de atendimento ao queimado

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ