- 10/09/2025
Setembro é o mês para falar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, o Setembro Verde. Desde 2021, a Sociedade Brasileira de Queimaduras vem usando a data para chamar a atenção sobre a possibilidade de doar pele e da importância que isso tem para o tratamento de vítimas de queimaduras.
Em 2025, a SBQ ganha uma parceria de peso para reforçar a campanha: a Fundação Ecarta, por meio do projeto Cultura Doadora, que tem como objetivo contribuir na formação de uma cultura de solidariedade e de uma atitude proativa para a doação de órgãos e tecidos.
Essa aproximação entre as entidades veio justamente em razão de um outro tecido que, em breve, também poderá ser doado: a membrana amniótica, já aprovada pelo Ministério da Saúde para uso no Sistema Único de Saúde. Ambas as instituições atuaram fortemente para essa aprovação.
“É uma união de forças essencial para ampliar a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, em especial para vítimas de queimaduras”, frisa o presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr, destacando ainda que essa junção será muito positiva, também, para a divulgação do uso da membrana amniótica.
Para a presidente da SBQ, Kelly de Araújo, a parceria é um grande ganho. “Eles têm projetos interessantes, como a proposta de inserir nas faculdades as orientações a respeito do transplante”, frisa.
Conforme destaca Marcos Fuhr, a pauta é de extrema relevância, visto que os casos de queimaduras no Brasil têm aumentado. “Foram 33.618 internações por queimaduras em 2023, 34.508 em 2024 e 8.425 apenas nos três primeiros meses de 2025 —, além de mais de 560 mil atendimentos ambulatoriais somados no mesmo período. A atuação conjunta das instituições reforça o compromisso com a saúde pública”, diz.
Para ele, além de promover a solidariedade por meio da doação de órgãos, essa parceria contribui efetivamente para a inovação terapêutica e a prevenção, pilares indispensáveis na luta por vidas mais seguras e assistidas.
Palestra online
Fruto dessa parceria, no próximo dia 10 de setembro, a Fundação Ecarta promove um encontro online sobre queimadura de pele e ocular, destacando prevenção e tratamentos, com a participação da médica e presidente da SBQ, Kelly de Araújo, da dra. Eduarda Correa Freitas, do Banco de Tecidos Oculares do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e com a vítima de queimaduras, a terapeuta ocupacional Ariana Patrícia Lopes.
O encontro será às 19h e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação Ecarta.