- 19/02/2026
Quando uma pessoa sofre um acidente com queimaduras e precisa de atendimento hospitalar, dificilmente ela é imediatamente levada a um serviço especializado. Na maioria das vezes, é a emergência o primeiro local a ter contato com a vítima e, nem sempre, os profissionais - mesmo capacitados para atendimentos de urgência - sabem exatamente como proceder. E as primeiras 48 horas são decisivas para o prognóstico.
Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Queimaduras criou o Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), que desde 2006 já promoveu capacitações em 20 unidades de federação no Brasil. O objetivo da capacitação é padronizar e qualificar o atendimento inicial ao paciente queimado, independentemente da etiologia, orientando o manejo correto até o tratamento definitivo ou a transferência em condições seguras.
Conforme a presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, a médica Kelly de Araújo, essa padronização contribui para a redução das taxas de mortalidade, da incidência de sequelas temporárias e permanentes, além de impactar positivamente nos desfechos clínicos.
Como benefício central, destaca-se a diminuição do sofrimento das vítimas, a redução do tempo de hospitalização e a reinserção mais precoce do paciente às atividades laborais e à vida em sociedade.
Vale lembrar que, anualmente, pelo menos um milhão de casos de queimaduras são registrados no Brasil. A média é de 40 mil internações hospitalares.
A SBQ é a única instituição no Brasil que realiza essa capacitação, contando com instrutores altamente qualificados e com ampla expertise no atendimento ao paciente queimado. São dois médicos, um enfermeiro e um fisioterapeuta.
A capacitação é destinada a profissionais e equipes que atuam ou podem atuar no atendimento a vítimas de queimaduras, em diferentes níveis da rede assistencial, como unidades básicas de saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Corpo de Bombeiros e empresas e equipes de segurança em ambientes de risco de queimaduras.
O conteúdo e a carga horária podem ser ajustados conforme a necessidade da instituição, sob consulta.
Como funciona
O CNNAQ é oferecido presencialmente por meio de empresas, estado e entidades. Podem participar até 100 pessoas por curso. A duração é de 16 horas, divididas em dois dias consecutivos, com aulas teóricas e até um cenário de simulação realística. Os matriculados também recebem uma apostila digital. Ao final, os participantes precisam fazer uma prova e tirar nota mínima de 7 pontos para receber o certificado.
No primeiro dia, o conteúdo engloba conteúdos que passam por queimaduras de vias aéreas, elétricas, químicas, cirurgias de urgência, manejo da dor, estabilização, translado e transporte, entre outros. Já no segundo dia está dividido em módulos de enfermagem, fisioterapia, nutrição, assistência social, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. É quando também ocorre a simulação realística com um grande queimado e uma criança queimada.
Caso sua empresa, secretaria ou entidade esteja interessada em contratar o CNNAQ, basta entrar em contato com a Sociedade Brasileira de Queimaduras por e-mail secretaria@sbqueimaduras.org.br ou whatsapp 61 99955-5456.