- 26/01/2026
Mais de 700 mil acidentes de trabalho notificados e 84,4 mil afastamentos foram registrados em 2024, no Brasil, segundo dados coletados do Instituto Nacional de Seguridade Social pela plataforma Smartlab. Do total de afastamentos, 1,85% estavam relacionados a queimaduras.
O dado pode parecer pequeno, mas os prejuízos ao trabalhador são enormes diante de tudo que um acidente como este pode provocar de sequelas quando não gera a morte.
Recentemente, um funcionário terceirizado da Companhia Energética de Brasília morreu após ter sofrido queimaduras depois de uma explosão enquanto fazia manutenção no quadro de comando de uma subestação de energia. Casos como o dele não são incomuns, assim como acidentes em ambientes como restaurantes e lanchonetes, onde as explosões envolvendo réchauds e botijões de gás são mais comuns. Segundo a Smartlab, 8,72% dos afastamentos envolvendo queimaduras foram com cozinheiros.
Diante desses números, a Sociedade Brasileira de Queimaduras escolheu como temática do Junho Laranja deste ano os acidentes de trabalho. “Nos últimos anos, a gente tem visto uma grande quantidade de matérias sobre acidentes de trabalho envolvendo queimaduras e precisamos fazer o alerta com relação a isso, pois na maioria dos casos, é possível evitar esse acidentes”, comenta a vice-presidente da SBQ, Raquel Pan, coordenadora da campanha, que ocorre em junho.
Para levar a prevenção adiante, a SBQ deverá contar com o apoio da já parceira Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e ir em busca de outros apoiadores como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com quem a entidade já tem buscado uma aproximação desde o ano passado.
Campanha
A campanha Junho Laranja é promovida, anualmente, pela SBQ como forma de chamar a atenção das pessoas para a prevenção a queimaduras. Palestras, lives, capacitações e iluminação de monumentos e prédios públicos fazem parte das ações que ocorrem durante todo o mês de junho, em alusão ao dia 6, Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, instituído pela Lei nº 12.026/2009.
Em 2026, o tema da campanha será “Trabalho seguro sem queimaduras”, cujo slogan é "Prevenção é o melhor equipamento de proteção".
Foto gerada por IA