SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

- 26/01/2026

Mais de 700 mil acidentes de trabalho notificados e 84,4 mil afastamentos foram registrados em 2024, no Brasil, segundo dados coletados do Instituto Nacional de Seguridade Social pela plataforma Smartlab. Do total de afastamentos, 1,85% estavam relacionados a queimaduras.

O dado pode parecer pequeno, mas os prejuízos ao trabalhador são enormes diante de tudo que um acidente como este pode provocar de sequelas quando não gera a morte.

Recentemente, um funcionário terceirizado da Companhia Energética de Brasília morreu após ter sofrido queimaduras depois de uma explosão enquanto fazia manutenção no quadro de comando de uma subestação de energia. Casos como o dele não são incomuns, assim como acidentes em ambientes como restaurantes e lanchonetes, onde as explosões envolvendo réchauds e botijões de gás são mais comuns. Segundo a Smartlab, 8,72% dos afastamentos envolvendo queimaduras foram com cozinheiros.

Diante desses números, a Sociedade Brasileira de Queimaduras escolheu como temática do Junho Laranja deste ano os acidentes de trabalho. “Nos últimos anos, a gente tem visto uma grande quantidade de matérias sobre acidentes de trabalho envolvendo queimaduras e precisamos fazer o alerta com relação a isso, pois na maioria dos casos, é possível evitar esse acidentes”, comenta a vice-presidente da SBQ, Raquel Pan, coordenadora da campanha, que ocorre em junho.

Para levar a prevenção adiante, a SBQ deverá contar com o apoio da já parceira Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e ir em busca de outros apoiadores como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com quem a entidade já tem buscado uma aproximação desde o ano passado.

Campanha

A campanha Junho Laranja é promovida, anualmente, pela SBQ como forma de chamar a atenção das pessoas para a prevenção a queimaduras. Palestras, lives, capacitações e iluminação de monumentos e prédios públicos fazem parte das ações que ocorrem durante todo o mês de junho, em alusão ao dia 6, Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, instituído pela Lei nº 12.026/2009.

Em 2026, o tema da campanha será “Trabalho seguro sem queimaduras”, cujo slogan é "Prevenção é o melhor equipamento de proteção".


Foto gerada por IA

Outras Notícias

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras