- 22/10/2025
Uma nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras entrou no ar nesta quarta-feira (22). O fascículo 24 conta com três editoriais, assinados pelo editor-chefe e médico Fabiano Calixto Fortes de Arruda e pelos médicos Bruno Barreto Cintra e Pedro Soler Coltro, além de cinco artigos originais e um relato de caso.
Fabiano Calixto Fortes de Arruda fala sobre a situação do profissional que trabalha com queimaduras no Brasil. Já Bruno Barreto Cintra discorre sobre o caminho da formação médica na especialidade queimaduras. E as dez prioridades de pesquisa no tratamento de queimaduras em nível mundial foi o tema tratado por Pedro Soler Coltro.
O primeiro artigo fala sobre a avalia a prevalência de sequelas físico-funcionais causada por queimadura e os fatores que estão relacionados às mesmas, em homens, mulheres, crianças e adolescentes.
Em seguida, o artigo intitulado Perfil epidemiológico de vítimas de queimaduras admitidas em um hospital de pronto socorro: Um estudo retrospectivo transversal tem por objetivo traçar o perfil epidemiológico e realizar uma comparação entre adultos e crianças vítimas de queimaduras admitidas em um hospital de pronto socorro.
Um terceiro artigo avalia os fatores de risco e vulnerabilidades para queimaduras em idosos em Tocantins, um estudo quantitativo, cuja amostra foi constituída por 80 pessoas idosas que frequentam o curso da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A caracterização e associação de sexo como agente etiológico e desfecho clínico em idosos atendidos por queimaduras em um pronto-socorro é o tema de outro artigo.
O último artigo original da revista fala sobre exercícios terapêuticos e orientações por meio de vídeos educativos para reabilitação de pacientes com queimaduras no período pós-alta hospitalar.
O relato de caso fala sobre o Cloreto de Dialquil Carbamoil como alternativa terapêutica em queimaduras.
A Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) é o órgão oficial de divulgação da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Trata-se de publicação quadrimestral, com circulação regular desde 2001, indexada na LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e publica artigos destinados a elevar o padrão do cuidado, por parte da equipe multidisciplinar, bem como, a promover o debate sobre o tratamento do paciente queimado.
A RBQ é um periódico de submissão gratuita, de acesso livre que publica artigos nos idiomas português, inglês e espanhol. Para ler toda a revista, acesse o site. Por lá também é possível acessar todas as regras para submissão de artigos.