Retrospectiva SBQ 2020

YD Comunicação - 31/12/2020

Foram 365 dias de conquistas adquiridas e desafios superados

O ano de 2020 foi desafiador para o mundo. A pandemia trouxe um novo panorama, em especial, para quem trabalha na Saúde. E nessa nova realidade, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) deixou um legado de aprendizado para a área médica, formou parcerias importantes para prevenção e para melhorar o atendimento a pacientes queimados e trabalhou firme neste cenário onde o álcool passou a fazer parte da rotina de higiene da população, aumentando o risco de acidentes.

Relembre os principais feitos da SBQ neste ano de 2020:

SIG Queimaduras– Semanalmente, de 26 de março a 26 de novembro, foram realizadas 36 reuniões, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), com assuntos relacionados à pandemia de coronavírus e seus impactos no atendimento aos pacientes queimados por todo o país.

Cartilha de prevenção de acidentes domésticos com crianças e adolescentes – A convite da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Distrito Federal, a SBQ e a Organização não Governamental (ong) Criança Segura Safe Kids Brasil se uniram para criar a cartilha “Casa Segura, Criança Protegida – Prevenção de acidentes domésticos com crianças e adolescentes”.  O documento alerta as famílias, reclusas devido à pandemia do coronavírus, sobre os perigos e os cuidados que devem ser adotados nas residências, lugar onde ocorrem cerca de 40% dos acidentes, de acordo com o DataSUS.

Levantamento dos casos de queimaduras por álcool 70% – Assim que o álcool 70% em sua forma líquida foi liberado para a população, a SBQ fez um ofício com manifesto à Anvisa e ao CFM sobre a gravidade da liberação do produto. Desde março, um levantamento está sendo realizado com cerca de 35 CTQs no país para gerar um estudo multicêntrico nacional sobre a incidência de queimaduras por álcool durante a pandemia do Covid-19. Durante todo o período, foram concedidas entrevistas para alertar a população sobre a gravidade do álcool.

A Sociedade também enviou um parecer à Anvisa sobre os novos tipos de álcool (spray, creme etc) produzidos pela indústria. Também houve uma consulta do Inmetro sobre a segurança nas embalagens do álcool e formas de apresentação do produto.

Campanha Junho Laranja – Com o tema “Com fogo não se brinca!” com foco nas crianças que são as principais vítimas de acidentes domésticos, a SBQ realizou ações nas redes sociais, lives e sensibilização junto aos parceiros, apoiadores, profissionais da saúde, imprensa e associados da SBQ que tiveram um importante papel de engajamento na divulgação de conteúdo de prevenção e cuidados com queimaduras. 

A Sociedade conquistou uma importante apoiadora internacional, a Amal Shineres. Eles participaram da live e replicaram todo o material do Junho Laranja em suas redes sociais.

Revista Brasileira de Queimaduras – A RBQ tem um importante papel no cenário nacional e é bastante acessada por profissionais. Em 2020, ela subiu da posição B3 para B2, na classificação geral da Qualis/Capes. A revista está passando por um momento de transição e em breve terá um novo corpo editorial.

Semana do Bebê – A Sejus promoveu a Semana do Bebê, em parceria com diversos órgãos e entidades, inclusive a SBQ. Temas como aleitamento materno, prevenção de acidentes domésticos e principais cuidados na primeira infância foram abordados na programação virtual e presencial, em Samambaia (DF).

Projeto Criança Feliz Brasiliense – Em Brasília, o presidente da SBQ foi convidado a participar de vídeos educativos do projeto Criança Feliz Brasiliense. Em três gravações ele falou sobre prevenção de acidentes, acidentes com queimaduras e primeiros socorros.

Trilha do Conhecimento – Com início no mês de setembro, a SBQ criou o projeto intitulado Trilha do Conhecimento.  O tema da 1ª edição foi Grande Queimado Meek. A proposta foi transmitir conteúdo científico em parceria com empresas e profissionais renomados na área.

O projeto contribuiu com a educação continuada dos profissionais que já atuam nos centros de tratamento de queimados e despertou interesse nos demais profissionais de saúde em temáticas e condutas relacionadas ao tratamento do paciente queimado.

Como resultado, foi produzida uma publicação com registro na International Standard Book Number (ISBN).

Criação dos Comitês – Quinzenalmente os grupos se reúnem com o objetivo de aprofundar as discussões, desenvolver ações de pesquisa, capacitação e engajamento dos profissionais da saúde na temática das queimaduras. Atualmente, a SBQ tem três comitês formados por profissionais da equipe multidisciplinar. São grupo na área de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiólogos e enfermeiros.

Este ano, também foi criado o Comitê de Banco de Tecidos formado pela SBQ, pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT), o Ministério da Saúde, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). O grupo já fez avanços importantes na liberação de bancos de tecidos no Brasil e no uso da membrana amniótica para o tratamento de queimaduras.

Combate queimaduras e queimadas – A SBQ, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado estão trabalhando juntas no Projeto Queimados.

O intuito da parceria é de capacitar brigadistas que atuam no combate aos incêndios florestais com um curso on-line. O projeto também irá produzir podcasts, vídeos e cards para orientar índios, quilombolas, assentados e comunidade em geral sobre cuidados básicos.

Curso Teórico por Telemedicina para Transplantadores de Tecidos Alógenos de Banco de Tecidos Humanos – De 19 de outubro à 09 de novembro, a SBQ realizou o curso online. Com 74 profissionais inscritos, o curso capacitou equipes dos Centros de Tratamento de Queimaduras (CTQ’s) no uso de tecidos alógenos (pele alógena e membrana amniótica).

O curso teve o apoio do SNT, da Anvisa e CFM. e visa capacitar

Eleição da nova diretoria nacional e regionais – No mês de novembro, foram escolhidos novos presidentes regionais. Na chapa nacional, o presidente José Adorno foi reeleito.

Manual de Queimaduras para Estudantesc– Apoio e revisão do Manual de Queimaduras realizado pela Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (LETES).

 

Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais