Dia do Psicólogo

- 27/08/2020

Profissional acompanha paciente queimado em todos os processos do tratamento

Hoje, 27 de agosto, é o Dia do Psicólogo. A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) parabeniza os profissionais essenciais no tratamento deste tão complexo acidente que pode deixar sequelas, físicas e emocionais, durante toda a vida. O psicólogo é um dos integrantes da equipe multidisciplinar que atua nos Centros de Tratamento de Queimados (CTQs) e parte importante no acompanhamento dos pacientes da internação até a reabilitação. 

Desde o início, o psicólogo assume o papel de acolhimento do paciente queimado e dos familiares. “O tratamento para queimados é doloroso. Para o paciente conseguir atravessar esse momento, ele tem que fazer um esforço grande de enfrentamento da dor. Vamos dando este suporte para fazer o tratamento da melhor forma possível. Aos familiares também, porque é difícil ver o sofrimento do seu parente”, conta Maria Odete Menezes psicóloga do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O profissional é fundamental em todos as etapas de tratamento dos pacientes e em todas as faixas etárias, da criança ao idoso. Na fase da hospitalização, há o suporte psicológico para enfrentamento do tratamento e da dor, pois o paciente pode ter que passar por várias cirurgias de enxertos ou até mesmo sofrer a amputação de um membro. “A queimadura e o tratamento geram grande sofrimento para a pessoa, só o queimado sabe da sua dor, é muito difícil para o profissional avaliar. Temos uma noção, mas só o paciente sabe o que está sentindo”, destaca a psicóloga.

Quando o paciente sai do CTQ, o suporte psicológico na fase de reabilitação é importante para a reinserção social. Provavelmente terá cicatrizes ou sequelas e vai lidar com sua nova imagem corporal e ser exposto aos olhares da sociedade. “A questão das cicatrizes é um processo denso, intenso e profundo. Na verdade, as marcas não são só corporais, são relatos de situações do histórico de vida do paciente. É necessário que trabalhe desde o primeiro instante. Ele vai ter que lidar com as cicatrizes quer reais, imaginárias ou simbólicas”, ressalta a psicóloga hospitalar Sandra Almeida, coordenadora da equipe multiprofissional da Santa Casa de Campinas e do setor de psicologia.

 “Não se trata queimaduras, se trata o sujeito com queimaduras e, nesse aspecto, a saúde mental, a psicologia, tem muito a contribuir, além de toda a equipe multiprofissional”, ressalta a psicóloga Sandra Almeida.

Encaminhamento psicólogo - Toda a equipe multiprofissional tem a autonomia de encaminhar o paciente para o psicólogo. São vários os sintomas que podem indicar que ele precisa deste tipo de atendimento, tais como: estar assustado, angustiado, com medo de morrer ou se sentindo culpabilizado. “Todo ser humano em uma condição de limite precisa ser avaliado, ouvido, conduzido, tratado. A família também pode identificar e pedir o tratamento, o que acontece com frequência”, relata Sandra Almeida.

 

 

Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais