SBQ.COVID19 - Sala virtual da Rede Universitária de Telemedicina é utilizada para discutir cuidados nos CTQs durante pandemia

- 09/04/2020

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) tem usado desde de 26/03 uma importante ferramenta para discutir fluxos, protocolos, buscando esboço de diretrizes clínicas no enfrentamento da pandemia de coronavírus junto aos demais centros de tratamento de queimados (CTQs) do Brasil. 

Por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) - uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, criada em 2006, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com os ministérios da Educação e da Saúde - semanalmente, profissionais de todo o país se reúnem para tratar o tema com discussões transversais e urgentes, buscando assuntos que sirvam de aplicação no dia a dia dos CTQS. 

Os encontros acontecem, virtualmente, dentro do grupo SIG-Queimaduras, coordenado pelo médico Flavio Nadruz Novaes, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras e chefe do CTQ de Campinas, junto com a SBQ. O grupo tem se ampliado por plataforma web, com maior alcance junto aos profissionais dos centros de tratamento de queimadura de todo o país.

“Ainda em fase de ampliação e acomodação da nova ferramenta em capacitação avançada e voltada para profissionais dos centros especializados, a SBQ aposta no crescimento dessa nova metodologia de treinamento e desenvolvimento de conteúdo técnico”, espera o presidente da SBQ, José Adorno.

O primeiro encontro aconteceu há duas semanas. O cirurgião plástico de Goiás, Fabiano Arruda Calixto, chefe da Unidade de Queimados  do Hugol, em Goiânia , propôs estratégias  de classificação e condutas de fluxo no atendimento do paciente queimado no período da pandemia. 

A reunião seguinte ouviu a médica Gisele Sampaio Fernandes, da Universidade de Brasília, que falou sobre o uso de equipamentos de proteção individual em tempos de coronavírus. 

A próxima reunião está marcada para esta quinta-feira (9), quando o médico Cesar Vanderlei Carmona, do Hospital das Clínicas, Unicamp (SP), irá abordar via aérea e ventilação no paciente com Covid 19.


“A SBQ seguirá buscando assuntos de grande relevância para todas as áreas da equipe multiprofissional dos CTQ’s. É um grande passo em comunicação efetiva na área de parametrização de protocolos com nivelação de conhecimento”, finaliza Adorno. 

Outras Notícias

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro