SBQ promove Simpósio Multiprofissional de Queimaduras: Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia

YD Comunicação - 27/06/2022

Evento será online, gratuito e começa nesta segunda-feira (27)

A partir desta segunda-feira (27) até a próxima quarta-feira (29), a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove o Simpósio Multiprofissional de Queimaduras: Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. O encontro será aberto a profissionais e alunos da área da Saúde, é online e a participação é gratuita, dentro do programa SIG Queimaduras. 

“O SIG nasceu com uma reunião por mês e, durante a pandemia, firmamos uma parceria com a SBQ, nascendo o SIG Queimaduras para tratar de assuntos macro. Ano passado promovemos um curso sobre bancos de pele e, agora, em função do Junho Laranja, resolvemos fazer o simpósio com as três especialidades que participam do programa multiprofissional”, comenta o coordenador do SIG, o médico Flávio Nadruz.


Nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, três profissionais de fonoaudiologia abordarão os seguintes temas: Os desafios fonoaudiológicos na fase aguda da queimadura (Maria José Barrem), Fonoaudiologia nas lesões inalatórias (Camila Alexandra Vilaça Ramos) e Avaliação, terapia e tecnologia disponíveis para reabilitação fonoaudiológica (Dicarla Motta Magnani). 

“A proposta é apresentar um panorama geral sobre a intervenção fonoaudiológica da fase aguda até a reabilitação. Infelizmente, esse tema é pouco abordado durante a graduação, então simpósios como este são importantes para conhecimento e divulgação”, desta a fonoaudióloga Maria José Barrem.

Para ela, um simpósio como este durante a campanha do Junho Laranja é a oportunidade de mostrar que o atendimento ao paciente queimado requer profissionais especializados, tendo em vista as especificidades que essas lesões podem causar.

Na terça-feira (28), será a vez da fisioterapia. Nas falas de Roberta Moretti Marçal, Juliano Tibola e Nádia Virgínia Victor Pereira, serão abordados a “Fisioterapia respiratória no paciente queimado”, a “fisioterapia ambulatorial no pós- alta hospitalar” e a “abordagem fisioterapêutica em pacientes vítimas de queimaduras durante a hospitalização”.

Segundo Roberta Moretti, essa será uma oportunidade de mostrar a importância da atuação da equipe multidisciplinar nas unidades de atendimento aos queimados.  “Vamos falar da atuação da fisioterapia respiratória no paciente desde sua chegada à sala de urgência até a alta hospitalar e, também, em seus retornos ambulatoriais”, complementa.


O último dia de simpósio, na quarta-feira (29), será com profissionais de psicologia. Sandra Almeida abordará a Gestão multiprofissional e suas interfaces. Fernana Carvalho falará sobre “Recursos e dificuldades na reabilitação multiprofissional do paciente queimado” e Josélia Quintas sobre “Do trauma à reabilitação do paciente queimado”. 

“Quando cuidamos do paciente com queimaduras, não recortamos tão somente a queimadura, mas toda a sua repercussão física e psico dinâmica no sujeito queimado, sua família, seus laços, trabalho e perspectivas futuras de reinserção. Desta forma, todas as especialidades planejam, discutem e implantam estratégias ao longo da internação e no seu retorno ambulatorial planejado”, destaca Sandra Almeida. 


Para participar do simpósio, que será das 19h às 21h, basta acessar a plataforma MConf antes do início do evento, pelo link. Ao final de cada aula será exibido o link e QR Code para preenchimento do formulário e registro de presença. Os certificados serão emitidos por dia, com carga horária de 2h, aos que estiverem na plataforma e preencherem o formulário.


 


Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”