Revista Brasileira de Queimaduras está com nova edição disponível

- 04/08/2020

Publicação é o veículo oficial de divulgação científica da SBQ e traz, desta vez, artigos como perfil epidemiológico de queimadura em crianças

A nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) já está no ar. O veículo oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) traz, desta vez, dez artigos de diversos profissionais e um editorial assinado pela fisioterapeuta Marilene Massoli, também presidente da SBQ regional de Minas Gerais.

Entre os temas abordados estão estudos epidemiológicos de queimaduras em crianças de Campo Grande (MS) e da Serra Catarinense, além de um estudo de internações hospitalares por queimaduras em pacientes pediátricos no Brasil entre 2008 e 2015.

Também estão retratados, nesta edição da RBQ, artigos sobre lesões por queimaduras em idosos, atuação da fisioterapia no paciente queimado, principais complicações respiratórias em pacientes adultos queimados e temáticas relacionados aos enfermeiros.

A revista é de acesso gratuito, por meio do site www.rbqueimaduras.com.br. No mesmo endereço, é possível encontrar, ainda, todas as outras edições da publicação, desde 2009. 

PERIÓDICO – A Revista Brasileira de Queimaduras é lançada três vezes ao ano, com trabalhos científicos, artigos originais, de revisão, relatos de casos, experiências e uma sessão especial onde um expert em uma área relacionada a queimaduras conta experiência em assunto dentro da sua realidade.

“Os textos são publicados em português, espanhol e inglês. Nossa revista segue critérios internacionais de publicação. Temos avaliações por pares, avaliação cega dos revisores, o que leva a um risco menor do viés durante a avaliação”, explica a editora chefe da revista, Natália Gonçalves.

Em razão disso, publicar um artigo na RBQ conta pontos para pesquisadores e estudantes que tenham interesse em ingressar em pós-graduação. “No Brasil, temos uma classificação que se chama Qualis Capes. Nossa revista pontuar para enfermagem e medicina”, detalha Natália.  

Qualquer profissional de saúde pode publicar na revista, desde que a temática esteja ligada à queimadura, em razão do atendimento neste segmento ser multiprofissional. “Uma vantagem da nossa revista é que não é necessário pagar para publicar nela, nem para submeter”, frisa a editora.

A última página da publicação traz todas as informações necessárias a quem pretende publicar, com instruções de como enviar o arquivo, o formato utilizado e as normas adotadas. 

Outras Notícias

Réchaud e fondue oferecem riscos de queimaduras

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados