- 22/04/2025
Membros da diretoria nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras irão participar, nos próximos dias, de eventos importantes voltados a profissionais de saúde de modo a disseminar conhecimento relativo ao atendimento a vítimas de queimaduras.
A presidente da SBQ, Kelly de Araújo, e o representante interinstitucional, José Adorno estarão no 36º Congresso Brasileiro de Cirurgia, que será realizado de 7 a 10 de agosto de 2025, no Riocentro (RJ). Junto a outros profissionais ligados a SBQ, como os médicos Bruno Bianco, Rúbia Carneiro e Maria Cristina Serra, eles falarão em duas mesas redondas com assuntos relacionados à cirurgia no primeiro atendimento ao queimado.
Um artigo assinado por Kelly de Araújo também será apresentado durante o congresso. Com o título Ampliando horizontes no atendimento ao queimado: um novo paradigma para Cirurgiões Gerais no Brasil, que fala sobre a necessidade de ampliar a Área de Atuação “Atendimento ao Queimado” à Cirurgia Geral, assunto este que já vem sendo tratado entre a SBQ e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões desde o ano passado.
“Essa amplificação é fundamental para atender às demandas específicas e melhorar a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes queimados, em conformidade com os padrões internacionais”, frisa a médica.
Para José Adorno, a participação de membros da SBQ neste congresso é fruto das conversas iniciadas há exatamente um ano com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. “É uma aproximação para a construção da linha de cuidados, onde talvez o cirurgião geral possa ser um dos profissionais que pode atuar, especialmente na fase aguda nos CTQs”, comenta o médico.
I Simpósio HCI de Queimaduras
Na sexta-feira (8), a vice-presidente da SBQ, Raquel Pan, e o diretor científico Flávio Nadruz estarão no I Simpósio HCI de Queimaduras, em Itajubá (MG). Com o tema “Queimaduras: da emergência à reabilitação”, o evento é promovido pelo Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI), referência em atendimento a pacientes queimados.
Este será o primeiro evento da região com foco exclusivo na linha de cuidado ao paciente queimado, reunindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, gestores, pesquisadores, estudantes e representantes da indústria para uma jornada de atualização científica, troca de experiências e integração multiprofissional.
O médico Flávio Nadruz falará pela manhã sobre certificação e extratificação do CTQ e a enfermeira dra. Raquel Pan irá palestrar sobre a caracterização da violência contra a mulher por queimaduras no Brasil.