Programação científica da SBQ atrai profissionais que tratam queimaduras

YD Comunicação - 26/09/2023

Atualização e conhecimento são os principais objetivos dos novos sócios da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Por esse motivo, há sempre cursos e capacitações na programação científica da SBQ. Além disso, eles podem ter acesso ao acervo da Biblioteca Virtual e intensificar o network com profissionais da área. 

A médica Patrícia Juliano trabalha há 12 anos na unidade de queimados da Santa Casa de São José dos Campos. O primeiro contato com pacientes queimados foi na residência médica. "Passei três anos em contato com o queimado nessa época, adorei e não parei até hoje". Patrícia se associou à SBQ em busca de atualização e de aumentar a rede de contatos com profissionais de outro serviços. 

Também foi em busca de atualização em cursos e qualificações que a fisioterapeuta Majana Sobreira Teixeira se associou à SBQ. Há seis meses trabalhando no tratamento com queimados, ela procura na Sociedade mais eventos multiprofissionais. 

A cirurgiã plástica Carolina Junqueira atua há sete anos com pacientes com queimaduras. Na SBQ, ela quer formar uma conexão com outros serviços.

Há três anos trabalhando com queimados, a profissional Luciana Oliveira tem interesse em aprofundar mais os conhecimentos e estar por dentro das novidades da área.  

A enfermeira Cibele Alves Coito também se associou para adquirir novos conhecimentos na área e se manter sempre atualizada. Há quatro meses ela assumiu a gestão no Hospital Santa Casa de São José dos Campos, em São Paulo. "Para mim, é tudo novo, faz 22 anos que estou na enfermagem e sempre no setor de tratamento intensivo. Eu me sinto privilegiada de estar num setor que vai me proporcionar novos desafios e conhecimento". 

Este ano, Cibele estará no XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) e espera fazer uma gama de network. 

O interesse em tratar queimaduras do enfermeiro Joel Azevedo de Menezes Neto surgiu ao observar a mãe fazendo curativos na farmácia da família. "Um dia chegou uma familiar queimada em tórax, já de alta hospitalar, e eu vi minha mãe fazendo aquele curativo gigante. Aquilo me fascinou, ver todo processo de cicatrização e trocas de curativos. Na faculdade de enfermagem sempre buscava estudar e me aprofundar mais sobre o assunto de queimaduras. Meu TCC foi sobre síndrome compartamental e complicações  no paciente grande queimado". 

Joel conta que busca na SBQ trocar feedbacks com profissionais da área e vivenciar eventos. "A SBQ é uma entidade séria e, através desta, tenho acesso a novos materiais, estudos e sempre trazem momentos com professores/pesquisadores em webinars e eventos para discutirmos mais as novas evidências", destaca o enfermeiro. 

Também entraram para o grupo de associados da SBQ os profissionais: Cássio César Leão, Heloísa Lázaro, Luciana Caccavo, Mariane de Amarante e Samuel Gregório.

Outras Notícias

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade