Primeiro dia do Congresso Brasileiro de Queimaduras supera expectativas

YD Comunicação - 26/03/2021

Os nove temas foram divididos em duas salas simultâneas de apresentações, com lotação de público

O primeiro dia do XII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ), edição online, superou as expectativas e ofereceu ao público importantes discussões, ministrados por renomados especialistas nacionais e internacionais. Foram nove temas divididos em duas salas simultâneas de apresentações, com lotação de público em todos os horários.

Após a solenidade de abertura, o primeiro tema da Sala 1 foi “Gestão baseada nos resultados das Unidades ou Rotinas – Uniformidade, o que tem sido feito no mundo”, ministrado pelo americano David G. Greenhalgh, com tradução simultânea, para quem optasse. Em seguida, “Discussão Intersetorial dos substitutos de pele dos Bancos de Tecidos: como melhorar”, com quatro subtemas debatidos.

Ao retornar do intervalo, três temas foram colocados em pauta. Abrindo os trabalhos, Dilmar Francisco Leonardi e Pedro Soler Coltro falaram sobre os “Avanços no uso das matrizes dérmicas”. Em seguida, “O Uso da técnica Meek modificada em queimados - EFE MEEK, com a palestrante da Holanda, Fenike Tempelman. Finalizando o primeiro dia da Sala 1, o tema “Tratamento cirúrgico do grande queimado, maior 40% e maior 80%”, com três subtemas: “Reanimação com fluidos: uma atualização”, com Folke Sjoberg, da Suécia; “Aspectos Clínicos”, por David T. Harrington, dos Estados Unidos; “Aspectos Cirúrgicos, com David G. Greenhalgh, também dos Estados Unidos.

Na Sala 2 a programação também foi bem ampla e rica. A primeira apresentação foi sobre “Reabilitação psicossocial”, dividida em três subtemas: “Processo de tratamento psicológico do paciente”, por Iole Dielle de Carvalho; “As dores da pessoa vítima de queimaduras”, por Maria Odete Menezes; e “Impacto social da pandemia de covid-19”, por Fernanda Brandão. Em seguida, o tema tratado foi “Ferramentas de comunicação na unidade de queimado”.

Após o intervalo, “Como Criar, avaliar e aprimorar um CTQ”, com subtemas muito importantes: “Como planejar e estruturar”, “Avaliar uma unidade” e “Como alterar para unidade de alta complexidade”. Finalizando o dia, o tema “Pediatria” foi muito bem explicado por quatro especialistas. Simone Sampaio Suassuna falou sobre “Prevenção das queimaduras em crianças”; Jerusa Martins sobre “Cuidados da Enfermagem”; Rodrigo Feijó sobre “Aspectos cirúrgicos da criança queimada”; e Maria Cristina do Valle Freitas Serra sobre o “Alívio da dor”.

TRABALHO DE QUALIDADE – O presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno, avaliou o primeiro dia com muita satisfação e enalteceu a qualidade do evento online. “Acertamos nas escolhas dos temas, com grandes apresentações e um direcionamento de tecnologias de  melhoria em várias áreas, incluindo técnicas de tratamento, gestão de unidades e políticas públicas”, ressaltou.

Conforme o presidente, o modelo online gerou muitos anseios, mas, para ele, foi uma opção acertada. “Trabalhamos com incertezas do modelo online, mas acreditando que juntos poderíamos fazê-lo acontecer. E é muito bom ver, frutificar, nascer e poder mostrar a importância da atividade associativa da SBQ, promovendo e fortalecendo o conhecimento amplo do tema, com profissionais de excelente nível e, sobretudo, comprometimento com o que fazem”, destacou.

O presidente finalizou com agradecimentos. “Gratidão por nossa equipe da SBQ, parceiros comerciais e científicos em colaboraram com esse evento construído em tempo recorde, mas que surgiu com a maturidade e compromisso de todos nós”, concluiu.

Para o presidente do CBQ deste ano, Marco Almeida, o primeiro dia superou expectativas e foi de altíssimo nível. “O padrão técnico da grade está sendo maravilhoso. Nosso diretor científico foi muito feliz na escolha da grade, sem falar do nível dos especialistas palestrantes. Ainda há interação pelo chat, que aproxima as pessoas. Estamos conseguindo atingir um padrão de excelência, que tem nos surpreendido muito positivamente”, ressaltou.

O XII CBQ segue até este sábado (28), com todas as atividades online.


Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais