Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

Lyd Comunicação - 07/03/2024

Junho Laranja, lançamento de frente parlamentar e uma possível criação de uma cartilha são alguns dos produtos gerados por essa união

Há exatamente um ano, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) celebravam uma parceria que tem rendido bons frutos. A união das duas tem trabalhado a conscientização quanto aos perigos do choque elétrico, que causam queimaduras, muitas vezes, fatais. 

Um dos primeiros frutos dessa parceria foi a campanha Junho Laranja de 2023, que teve como tema a eletricidade. “A SBQ tinha feito um trabalho e publicado no site do Ministério da Saúde sobre acidentes com queimaduras por choque elétrico. E aí, nós juntamos a Abracopel, que também tem uma série de dados, e acabou gerando essa parceria que poderemos fazer ainda mais coisas juntos”, relembra o diretor executivo da associação, o engenheiro Edson Martinho.

Para a vice-presidente da SBQ, Kelly Araújo, as duas entidades somaram forças que potencializaram o trabalho de conscientização para a prevenção de acidentes. “Há muito tempo a SBQ luta pela prevenção de queimaduras e, há muito tempo, a Abracopel luta para a prevenção de acidentes com eletricidade. Juntando as duas, conseguimos maior alcance, conseguimos discutir questões como segurança no trabalho”, frisa a médica. 

Ela destaca que, com isso, conseguiram uma abertura maior para ir além das áreas de saúde. “Nós conseguimos, por meio da Abracopel, uma entrada com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), por exemplo, que incluiu o Junho Laranja no calendário deles”, conta a vice-presidente da SBQ. 

Para além do Junho Laranja, a parceria trouxe uma grande conquista para este universo de prevenção e atendimento a vítimas de queimaduras:  o lançamento da Frente Parlamentar em prol da prevenção e atenção às vítimas de queimaduras, resultado de um trabalho de aproximação da Abracopel com o deputado federal Pedro Aihara, que batalhou assinaturas para a criação da frente. 

E vem mais coisa por aí. “Estamos avaliando desenvolver uma cartilha com o objetivo de trazer as precauções em casos de queimaduras por eletricidade ou gerados em incêndios, incêndios gerados por eletricidade e assim por diante. Então, a gente vai começar a desenhar ela e, em breve, vai trazer isso para a população”, adianta Edson Martinho.

Outra novidade é o lançamento de um curso gratuito e online, preparatório para o concurso Abracopel de redação, desenho e vídeo, utilizando de materiais do Junho Laranja. “Entendemos que seria uma forma de ajudar ainda mais os alunos na questão da prevenção”, diz a associação. Para conhecer e se inscrever, basta acessar a página da capacitação.  

Reconhecimento – No próximo dia 3 de abril, a SBQ será homenageada pela Abracopel em evento de lançamento do Anuário Estatístico – Acidentes de origem elétrica 2023-2024, quando também será entregue a premiação do Prêmio Abracopel de Jornalismo. 


“Vamos entregar a homenagem à SBQ como entidade que contribuiu bastante para a segurança da eletricidade em 2023”, destaca Edson Martinho. 

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios