Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

Lyd Comunicação - 07/03/2024

Junho Laranja, lançamento de frente parlamentar e uma possível criação de uma cartilha são alguns dos produtos gerados por essa união

Há exatamente um ano, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) celebravam uma parceria que tem rendido bons frutos. A união das duas tem trabalhado a conscientização quanto aos perigos do choque elétrico, que causam queimaduras, muitas vezes, fatais. 

Um dos primeiros frutos dessa parceria foi a campanha Junho Laranja de 2023, que teve como tema a eletricidade. “A SBQ tinha feito um trabalho e publicado no site do Ministério da Saúde sobre acidentes com queimaduras por choque elétrico. E aí, nós juntamos a Abracopel, que também tem uma série de dados, e acabou gerando essa parceria que poderemos fazer ainda mais coisas juntos”, relembra o diretor executivo da associação, o engenheiro Edson Martinho.

Para a vice-presidente da SBQ, Kelly Araújo, as duas entidades somaram forças que potencializaram o trabalho de conscientização para a prevenção de acidentes. “Há muito tempo a SBQ luta pela prevenção de queimaduras e, há muito tempo, a Abracopel luta para a prevenção de acidentes com eletricidade. Juntando as duas, conseguimos maior alcance, conseguimos discutir questões como segurança no trabalho”, frisa a médica. 

Ela destaca que, com isso, conseguiram uma abertura maior para ir além das áreas de saúde. “Nós conseguimos, por meio da Abracopel, uma entrada com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), por exemplo, que incluiu o Junho Laranja no calendário deles”, conta a vice-presidente da SBQ. 

Para além do Junho Laranja, a parceria trouxe uma grande conquista para este universo de prevenção e atendimento a vítimas de queimaduras:  o lançamento da Frente Parlamentar em prol da prevenção e atenção às vítimas de queimaduras, resultado de um trabalho de aproximação da Abracopel com o deputado federal Pedro Aihara, que batalhou assinaturas para a criação da frente. 

E vem mais coisa por aí. “Estamos avaliando desenvolver uma cartilha com o objetivo de trazer as precauções em casos de queimaduras por eletricidade ou gerados em incêndios, incêndios gerados por eletricidade e assim por diante. Então, a gente vai começar a desenhar ela e, em breve, vai trazer isso para a população”, adianta Edson Martinho.

Outra novidade é o lançamento de um curso gratuito e online, preparatório para o concurso Abracopel de redação, desenho e vídeo, utilizando de materiais do Junho Laranja. “Entendemos que seria uma forma de ajudar ainda mais os alunos na questão da prevenção”, diz a associação. Para conhecer e se inscrever, basta acessar a página da capacitação.  

Reconhecimento – No próximo dia 3 de abril, a SBQ será homenageada pela Abracopel em evento de lançamento do Anuário Estatístico – Acidentes de origem elétrica 2023-2024, quando também será entregue a premiação do Prêmio Abracopel de Jornalismo. 


“Vamos entregar a homenagem à SBQ como entidade que contribuiu bastante para a segurança da eletricidade em 2023”, destaca Edson Martinho.