Lesão por Pressão afeta a qualidade de vida do paciente

YD Comunicação - 16/11/2023

No dia 28 de novembro, a SBQ promove uma roda de conversa sobre o tema. Evento será gratuito e com certificação

Todo 20 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, uma das metas internacionais de Segurança do Paciente. A lesão afeta a qualidade de vida do paciente, aumentando o tempo de internação, os custos do tratamento, as taxas de infecção e o processo de reabilitação. 

"A lesão por pressão é uma ferida que geralmente acontece nas proeminências ósseas. É causada pela soma de alguns fatores como pressão, fricção e cisalhamento. É muito comum em pessoas que possuem limitação na mobilidade e precisam ficar numa mesma posição por tempo prolongado ou quando fazem uso de alguns dispositivos que acabam fazendo pressão local", explica a vice-diretora científica da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Moelisa Dantas.

Os pacientes queimados, principalmente com queimaduras graves, estão mais propensos a desenvolver a lesão por pressão. Por isso, quando ocorre, o primeiro passo é intensificar os cuidados para a prevenção e o controle, pensado em limitar a progressão do dano.

"As lesões por pressão mais superficiais terão recuperação com curativos. Já as mais profundas ou que tenham tecido necrótico em maior extensão poderão precisar de cirurgias para desbridamento e, até mesmo reconstrução", conta a enfermeira estomaterapeuta TiSOBEST e membro do comitê de enfermagem da SBQ, Fernanda do Santos.

PREVENÇÃO - A profissional diz, ainda, que os cuidados para a prevenção estão sistematizados na forma de um "pacote" e, para serem efetivos, não devem ser aplicados de forma isolada. 

Os cuidados envolvem: a avaliação da pele e do risco para desenvolver LP através de escalas validadas em intervalos regulares;  reposicionamento do paciente para diminuir o impacto nas áreas de proeminência óssea; uso de colchões, coxins, reposicionadores e curativos que diminuam a pressão e atrito nas áreas de proeminência óssea; redução da exposição à umidade e eliminações (urina e fezes); e suporte nutricional (frequentemente com nutrição enteral) para oferecer aporte proteico calórico e de micronutrientes necessários apara a cicatrização.

CURSO COM CERTIFICADO - No próximo dia 28 de novembro, as enfermeiras Moelisa Dantas e Fernanda Santos comandarão a roda de conversa Lesão por pressão no grande queimado: escalas de avaliação e indicadores. Promovido pela SBQ, o evento será gratuito e com certificação. 

"No encontro, será abordado o impacto dessas lesões durante a internação hospitalar, como o enfermeiro pode avaliar o risco de desenvolvimento dessas lesões e como deve ser o monitoramento  por parte da equipe de gestão,  incluindo a experiência de um serviço acreditado", explica Moelisa. 

Até o momento, 297 profissionais já garantiram a vaga. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/evento-online/roda-de-conversa-lesao-por-pressao-no-grande-queimado-escalas-de-avaliacao-e-indicadores/2212391?referrer=l.instagram.com.

Outras Notícias

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade