Inscritos no XIII CBQ buscam conhecimento baseado em evidências científicas

YD comunicação - 19/09/2023

Evento reunirá especialistas profissionais de todo o Brasil por três dias em Salvador (BA)

Dezenas de especialistas em palestras, mesas redondas, rodas de conversa e centenas de profissionais de todos os lugares do Brasil, todos reunidos em um único local, por três dias. Quem trabalha ou tem interesse em trabalhar com vítimas de queimaduras, com certeza, vai querer fazer parte disso. Que o diga o enfermeiro especialista em dermatologia e em estomaterapia Joel Azevedo de Menezes Neto, um dos inscritos para o XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, que ocorrerá dos dias 27 a 29 deste mês, em Salvador (BA). 

 “Minha expectativa é de adquirir e ampliar meus conhecimentos práticos embasados nas novas evidências científicas para melhor lecionar e atuar. Então, minha expectativa é ampliar a prática clínica baseada em evidências”, destaca Joel, que é o atual presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia na regional de Pernambuco, coordenador da comissão de pele e curativos em um hospital regional no interior do estado de Pernambuco e de um ambulatório de estomaterapia. Ele é, também, professor em pós-graduações em disciplinas de queimaduras e suas complicações. 

Pela terceira vez participando de um Congresso Brasileiro de Queimaduras, a fisioterapeuta especialista em terapia intensiva Monise Gabriela Andrade (foto) acredita que participar do CBQ é uma oportunidade de agregar conhecimento e buscar informações para se atualizar tanto para o manejo com pacientes quanto para oferecer conhecimento para seus alunos, já que além de atuar no atendimento às vítimas de queimaduras, ela é professora em cursos de pós-graduação e preceptora em residência multiprofissional. 

“Sou apaixonada na reabilitação de pacientes queimados desde a graduação e isso foi um dos motivos que me levaram a fazer a inscrição no congresso. É a busca pela evidência científica, nos estudos e na opinião de especialistas que estarão presentes”, diz ela, que submeteu dois trabalhos e fará a apresentar em formato Poster. 

Quando participou do CBQ em Porto de Galinhas, há 10 anos, ainda estudante e enquanto membro da Liga de Queimaduras da universidade, organizou uma excursão com cerca de 50 estudantes para participar do evento. Desde então, participa de praticamente todas as atividades de capacitação promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras, entre eles, mais um congresso em Florianópolis, retratado na foto do ano de 2012. 

Pela primeira vez num congresso de queimaduras, a fisioterapeuta Vitória Machado de Queiroz se inscreveu motivada pelo trabalho atual numa UTI de pacientes queimados em Goiânia (GO). “Estou com grandes expectativas. Conhecer outros profissionais de regiões diferentes e saber de suas experiências e como é atuação com esses pacientes vai agregar muito na minha prática”, observa ela, que também submeteu trabalho e apresentará pôster no CBQ. 

Inscrições -  Faltam menos de 10 dias para o início do XIII CBQ. Ainda dá tempo de se inscrever. Podem participar profissionais de saúde, residentes e técnicos, além de estudantes de graduação. O valor da inscrição varia entre R$ 420 e R$ 1.550, com valor promocional para quem é sócio da SBQ. 

Para fazer a inscrição, basta acessar o site do Congresso, onde também constam a programação completa e todas as demais informações referentes ao evento. 

Outras Notícias

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade