Fisioterapeutas são essenciais na recuperação do paciente queimado

YD Comunicação - 13/10/2021

Conheça o trabalho e a importância dos profissionais nos CTQs

Todo 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta. Membro de grande importância na equipe multidisciplinar dos Centros de Tratamento de Queimados (CTQ), o profissional atua em todas as condições que interferem o movimento do corpo humano e melhora da cicatriz da queimadura. 

O fisioterapeuta trata das condições ventilatórias, respiratórias e nas físico-funcionais do paciente queimado. Quando há lesão nas vias aéreas, é o profissional que vai auxiliar para que o paciente tenha um bom resultado de recuperação e tenha condições de respirar no momento mais grave.

Sem a avaliação de um profissional, os riscos na recuperação são grandes. “Sem movimento, o paciente vai ficar com sequelas irreversíveis como contratura, cicatriz hipertrófica ou queloidiana exacerbada. O paciente teria dificuldade ou falta de movimentos que comprometeria simples atividades do dia a dia como se sentar, estender uma perna ou articular a boca para uma fala”, explica o fisioterapeuta e membro da SBQ, Juliano Tibola.

O profissional está presente desde a internação até após a alta hospitalar do paciente e visa tornar a vítima de queimadura capaz de reassumir sua vida, como antes do acidente ou com adaptações.

APRIMORAMENTO – Segundo Tibola, há um déficit grande no ensino de tratamento de queimaduras. Para quem quer se aprimorar na área, o fisioterapeuta conta que há cursos de pós-graduação em fisioterapia dermatofuncional, especialidade que atua com queimaduras, que oferecem módulos que o tema é aperfeiçoado.

Ele indica, também, os cursos da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), como o Congresso Brasileiro de Queimaduras e a Jornada Brasileira de Queimaduras, além do vasto material gráfico disponível na Biblioteca Virtual da Sociedade.