Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras deste ano traz alerta para riscos de queimaduras elétricas

YD Comunicação - 06/06/2023

Foco da campanha é orientar para evitar acidentes.

Estatísticas apontam que cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras todos os anos no Brasil. Com o objetivo de alertar para o risco e prevenir acidentes envolvendo queimaduras, foi instituído, em 2009, pela Lei nº 12.026, o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado neste 6 de junho em todo o Brasil.

Além disso, com o mesmo objetivo, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 3743/2021, de autoria de Roberto de Lucena (PODE-SP), que visa instituir oficialmente o mês “Junho Laranja”. Neste momento, o PL aguarda designação do Relator na Comissão de Saúde da Casa.

“No tratamento das queimaduras no Brasil ainda existem muitas lacunas de desenvolvimento, desde a políticas de promoção de saúde, processos educativos de prevenção à capacitação e melhor desenvolvimento de todas as densidades tecnológicas implicadas no cuidado a este trauma”, alertou o ex-deputado Roberto de Lucena na apresentação do Projeto de Lei..

Campanha Junho Laranja

Neste ano, a campanha Junho Laranja da SQB foca na importância da prevenção de acidentes elétricos que, segundo dados do Ministério da Saúde, levaram a mais de 19 mil óbitos entre 2015 e 2020. 

“A escolha do tema, que foca em acidentes elétricos e queimaduras com eletricidade, se deu após a divulgação dos dados do Ministério da Saúde, que apontaram que quase 46% das mortes por queimaduras no Brasil aconteceram em decorrência de acidentes com eletricidade. Ou seja, isso representa quase metade dos óbitos desse tipo. Isso é muito grave”, afirmou a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.

O técnico em refrigeração Jocimar Fonseca faz parte da estatística. Ele foi vítima de queimadura por eletricidade em 2020, quando o maçarico que utilizava caiu em uma fiação, gerando uma descarga elétrica sobre ele. Na ocasião, ele trabalhava desacompanhado e sem equipamentos e roupas adequadas. “O meu acidente poderia ter sido evitado se eu estivesse com um auxiliar, usando equipamentos de segurança e tivesse tomado os devidos cuidados para me prevenir dos riscos”, alertou.

Para conscientizar a população, a SBQ, com apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), está promovendo diversas ações no mês de junho e contará com o trabalho das diretorias regionais da sociedade, parceiros como sociedades médicas e o patrocínio das empresas Mölnlycke, Efe e Convatec. 

A vice-presidente da SBQ traz exemplos de países que focam na prevenção e têm baixos números de acidentes. “Nos países desenvolvidos não é comum as pessoas se queimarem. Logo, onde se tem o hábito de investir em prevenção e orientar, se tem menos queimaduras. E esse é o foco da campanha, orientar para evitar acidentes”, salientou a médica Kelly de Araújo. 

Neste sentido, está sendo realizada uma agenda de atividades, que traz apresentações teatrais, seminários, lives e divulgação de material explicativo sobre os riscos e meio de prevenção. Para acompanhar, basta acessar o site e as redes sociais da SQB.

Vale ressaltar que, além dos acidentes com eletricidade, as queimaduras também podem ocorrer em diversas circunstâncias, como: por fatores térmicos envolvendo fontes de calor como fogo, água, vapor e exposição ao sol; fatores químicos relacionados a substâncias como ácidos e solventes, e também por acidentes envolvendo radioatividade. Portanto, a prevenção é sempre muito importante.

Acompanhe a SBQ nas redes sociais e fique por dentro.


Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida