Criação da Coordenação de Ligas Acadêmicas completa um ano com 26 ligas cadastradas

- 27/02/2025

Foto: Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Universidade Estadual do Ceará


Há um ano, a Sociedade Brasileira de Queimaduras iniciou um processo de aproximação com estudantes, ao abrir o cadastramento de ligas acadêmicas e criar uma coordenação para elas. Desde então, 26 ligas foram cadastradas e tem espaço para outras mais. 

“A gente quer buscar mais aproximação com esses acadêmicos que são os profissionais do amanhã. Queremos ouvir as demandas deles, as principais dúvidas e os principais anseios referentes à temática de queimaduras”, destaca o fisioterapeuta Juliano Tibola, recém-eleito coordenador de Ligas Acadêmicas da SBQ. 

Ele complementa que a intenção, agora, é promover encontros com as ligas, trazendo os estudantes para mais perto, principalmente para atuar em ações de prevenção, como a campanha Junho Laranja. “Também queremos apoiá-los em eventos científicos que eles realizam, de capacitação em suas universidades”, frisa. 

O cadastro da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Universidade Estadual do Ceará foi justamente por isso. “Fomos motivados pela busca de maior integração com a comunidade acadêmica e científica da área, além do acesso a conteúdos atualizados, eventos e oportunidades de capacitação que possam enriquecer nossa formação e contribuir para nossa atuação no projeto de extensão sobre queimaduras”, diz a representante da liga, a estudante Mirele Vasconcelos.

Para ela, a aproximação da SBQ com as ligas acadêmicas é extremamente importante, pois fortalece o interesse dos estudantes na área de queimaduras desde a graduação. “Esse contato facilita o acesso a informações de qualidade, possibilita o networking com especialistas e incentiva a participação em projetos de pesquisa e extensão. Além disso, contribui para a formação de profissionais mais preparados para lidar com casos de queimaduras, promovendo um impacto positivo na assistência aos pacientes”, frisa Mirele.

O que ela diz vai de encontro à proposta de Tibola dentro da SBQ, que é justamente despertar o interesse destes acadêmicos na temática de queimaduras, de todas as áreas de formação da saúde. “Isso para que tenhamos profissionais que venham a cuidar do paciente queimado em todos os níveis de atenção, tanto na prevenção quanto no tratamento hospitalar e na reabilitação, que é de longo prazo”, destaca. 

Juliano observa que em um país continental como o Brasil, é necessário ter muitos profissionais para atuarem na área, visto que a demanda é alta. “A gente acaba tendo muitas unidades hospitalares sobrecarregadas, tendo que atuar em todas as esferas”, ressalta. 


Novas ligas

Para as ligas que quiserem se cadastrar na SBQ, ainda há espaço. Basta entre na aba ‘Apoiadores, Ongs e ligas’ no nosso site e fazer o cadastro, que será avaliado pela Coordenação da SBQ. A liga será contactada em até 10 dias úteis para confirmar a adesão.

Entre os benefícios oferecidos pela SBQ às ligas acadêmicas filiadas estão desconto especial em todos os congressos promovidos pela SBQ; participação no encontro das ligas durante o Congresso Brasileiro de Queimaduras; divulgação da logomarca e informações da liga no site da SBQ; oportunidade de participação na campanha oficial de prevenção de queimaduras "Junho Laranja"; apoio na realização de eventos e campanhas relacionados as queimaduras; e apoio na publicação de artigos científicos na Revista Brasileira de Queimaduras (Lilacs/B1).

 


 

Outras Notícias

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025

XV CBQ encerra com muita troca de conhecimento

Atenção durante festas juninas pode evitar acidentes com queimaduras

Subnotificação de casos de queimaduras dificultam análise da verdadeira dimensão do problema

Técnicas de camuflagem cosmética elevam autoestima de vítimas de queimaduras

SBQ divulga resultados dos trabalhos científicos enviados para o XV CBQ 2025

Prédios públicos ganham a cor laranja em alusão ao mês de conscientização quanto à prevenção de queimaduras

Queimaduras levam cerca de 70 mil pessoas ao hospital anualmente no Brasil

Sobrevivente de tentativa de feminícidio, Cristina Lopes hoje atua em prol de queimados e de mulheres

Inscrições abertas para o CNNAQ edição Brasília

Lançamento do Junho Laranja falou sobre tipos de violência e deixou reflexão para o futuro

Começa o mês de prevenção a queimaduras: o Junho Laranja!

Lívia Cristal encontrou na maquiagem uma forma de se empoderar e encorajar outras mulheres

SBQ promove webconferência em 2 de junho para lançar campanha de prevenção a queimaduras de 2025

Fala, presidente: representante do RS, Francisco Tostes destaca as atividades previstas para o Junho Laranja

Especial ex-presidentes: Marcus Barroso é o último entrevistado da série que celebra os 30 anos da SBQ

Junho Laranja terá lives, webconferências, seminários e caminhada