Criação da Coordenação de Ligas Acadêmicas completa um ano com 26 ligas cadastradas

- 27/02/2025

Foto: Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Universidade Estadual do Ceará


Há um ano, a Sociedade Brasileira de Queimaduras iniciou um processo de aproximação com estudantes, ao abrir o cadastramento de ligas acadêmicas e criar uma coordenação para elas. Desde então, 26 ligas foram cadastradas e tem espaço para outras mais. 

“A gente quer buscar mais aproximação com esses acadêmicos que são os profissionais do amanhã. Queremos ouvir as demandas deles, as principais dúvidas e os principais anseios referentes à temática de queimaduras”, destaca o fisioterapeuta Juliano Tibola, recém-eleito coordenador de Ligas Acadêmicas da SBQ. 

Ele complementa que a intenção, agora, é promover encontros com as ligas, trazendo os estudantes para mais perto, principalmente para atuar em ações de prevenção, como a campanha Junho Laranja. “Também queremos apoiá-los em eventos científicos que eles realizam, de capacitação em suas universidades”, frisa. 

O cadastro da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Universidade Estadual do Ceará foi justamente por isso. “Fomos motivados pela busca de maior integração com a comunidade acadêmica e científica da área, além do acesso a conteúdos atualizados, eventos e oportunidades de capacitação que possam enriquecer nossa formação e contribuir para nossa atuação no projeto de extensão sobre queimaduras”, diz a representante da liga, a estudante Mirele Vasconcelos.

Para ela, a aproximação da SBQ com as ligas acadêmicas é extremamente importante, pois fortalece o interesse dos estudantes na área de queimaduras desde a graduação. “Esse contato facilita o acesso a informações de qualidade, possibilita o networking com especialistas e incentiva a participação em projetos de pesquisa e extensão. Além disso, contribui para a formação de profissionais mais preparados para lidar com casos de queimaduras, promovendo um impacto positivo na assistência aos pacientes”, frisa Mirele.

O que ela diz vai de encontro à proposta de Tibola dentro da SBQ, que é justamente despertar o interesse destes acadêmicos na temática de queimaduras, de todas as áreas de formação da saúde. “Isso para que tenhamos profissionais que venham a cuidar do paciente queimado em todos os níveis de atenção, tanto na prevenção quanto no tratamento hospitalar e na reabilitação, que é de longo prazo”, destaca. 

Juliano observa que em um país continental como o Brasil, é necessário ter muitos profissionais para atuarem na área, visto que a demanda é alta. “A gente acaba tendo muitas unidades hospitalares sobrecarregadas, tendo que atuar em todas as esferas”, ressalta. 


Novas ligas

Para as ligas que quiserem se cadastrar na SBQ, ainda há espaço. Basta entre na aba ‘Apoiadores, Ongs e ligas’ no nosso site e fazer o cadastro, que será avaliado pela Coordenação da SBQ. A liga será contactada em até 10 dias úteis para confirmar a adesão.

Entre os benefícios oferecidos pela SBQ às ligas acadêmicas filiadas estão desconto especial em todos os congressos promovidos pela SBQ; participação no encontro das ligas durante o Congresso Brasileiro de Queimaduras; divulgação da logomarca e informações da liga no site da SBQ; oportunidade de participação na campanha oficial de prevenção de queimaduras "Junho Laranja"; apoio na realização de eventos e campanhas relacionados as queimaduras; e apoio na publicação de artigos científicos na Revista Brasileira de Queimaduras (Lilacs/B1).

 


 

Outras Notícias

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa