Ciclo de atividades Junho Laranja começa nesta terça-feira (27)

YD comunicação - 27/06/2023

Evento online e gratuito reúne profissionais da SBQ e de empresas patrocinadoras da campanha

 

Começa, nesta terça-feira (27), o Ciclo de Atividades Junho Laranja 2023. Serão três palestras online, uma em cada dia, até 29 de junho, todas relacionadas ao tratamento de pacientes queimados. O evento, gratuito, é voltado para profissionais de saúde, residentes e acadêmicos dos cursos de graduação em saúde. A participação dará direito à certificação de 3 horas. 

 

Nesta terça-feira (27), às 19h, entram no ar o médico e representante Interinstitucional Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras, José Adorno, a médica e vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo, e o gerente Nacional da Efe, Caio Giosa, para falarem sobre o uso da tecnologia no grande queimado. 

 

“Vamos falar sobre o uso do Meek, que tem entre as vantagens utilizar uma área doadora pequena para retirar a pele e fazer o enxerto, dizer que o tempo de internação do paciente acaba diminuindo com o uso do Meek e que não é preciso investimento do hospital para adquirir o equipamento, pois pode ser usado em forma de comodato. O hospital paga apenas pelos insumos utilizados”, detalha Caio Giosa. 

 

Na quarta-feira (28), o tema da palestra é o Uso de Hydrofiber no tratamento de queimaduras. A tecnologia é um material macio e absorvente, que se transforma em gel ao contato com a secreção líquida de feridas. A ação gelificante cria um ambiente ideal para a cicatrização. Participam do encontro Rinede Manfredini, Paulo Dionísio e o presidente da SBQ, o médico Marcus Barroso.

 

“É muito importante o investimento para prevenção da ocorrência de queimaduras. Mas quando este evento ocorre, profissionais devem estar preparados para atender o paciente de forma a ter um menor tempo de cicatrização, reduzir a dor, gerenciar o biofilme e promover a pronta recuperação deste paciente. Curativos com a tecnologia Hydrofiber como o Aquacel Ag+ extra são excelentes opções para assistência ao paciente queimado”, observa Paloma Santos, enfermeira dermatoterapeuta e gerente de marketing da franquia de feridas da convatec Brasil.

 

Gentileza no tratamento - No último dia de ciclo, na quinta-feira (29), participam do encontro a enfermeira com especialização em dermatologia e especialista clínica em marketing da Mölnlycke, Talita Weber, a enfermeira e vice-diretora científica da SBQ, Moelisa Dantas, e o médico e presidente da SBQ, Marcus Barroso. 

 

O tema abordado será “Como reduzir a dor e o trauma do paciente queimado? O poder da gentileza no tratamento de queimadura”. Conforme explica Elaine Godoy, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora clínica Latam da Mölnlycke, a campanha 'O poder da gentileza' é uma maneira de refletir na população a importância de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para pessoas que passaram por traumas de queimaduras. 

 

“Esse tratamento requer paciência. Portanto, o cuidado gentil é essencial e está ligado a vários fatores. Um deles, por exemplo, é o uso correto de curativos. A Mölnlycke acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível. Para isso, a empresa alia atitudes gentis no tratamento de uma pessoa com queimadura aos seus produtos, com alta tecnologia, especializados em um tratamento de feridas com menos trauma, pois possuem suavidade nas suas trocas e trazem conforto ao paciente”, explica Elaine Godoy.

 

Ela explica que além da dor, o estresse prejudica o próprio processo de cicatrização. “Por esse motivo, a empresa desenvolveu a tecnologia chamada Safetac, que se trata de uma camada de contato entre curativo e a pele, proporcionando uma experiência menos dolorosa e traumática para os pacientes durante as trocas de curativos”, complementa.


 

Outras Notícias

Brincadeira de criança levou Andrea Rolim a ficar seis meses internada em razão de queimaduras

Especial ex-presidente: Maria Cristina Serra foi a primeira mulher no cargo

Representantes da SBQ participam de Congresso Cirurgia do Ano em Minas Gerais

Especial ex-presidentes: Flávio Nadruz esteve à frente da SBQ por duas gestões e segue fazendo parte da diretoria

Pesquisa quer entender o ensino de queimaduras nos cursos de enfermagem e medicina no Brasil

Especial ex-presidentes: Edmar Maciel foi um dos fundadores e presidiu a entidade por quase 6 anos

SBQ publica Edital de Convocação para Assembleia Geral a ser realizada em maio

CNNAQ em Brasília: não perca a chance de participar do curso sobre normatização de atendimento ao queimado

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ