Ciclo de atividades Junho Laranja começa nesta terça-feira (27)

YD comunicação - 27/06/2023

Evento online e gratuito reúne profissionais da SBQ e de empresas patrocinadoras da campanha

 

Começa, nesta terça-feira (27), o Ciclo de Atividades Junho Laranja 2023. Serão três palestras online, uma em cada dia, até 29 de junho, todas relacionadas ao tratamento de pacientes queimados. O evento, gratuito, é voltado para profissionais de saúde, residentes e acadêmicos dos cursos de graduação em saúde. A participação dará direito à certificação de 3 horas. 

 

Nesta terça-feira (27), às 19h, entram no ar o médico e representante Interinstitucional Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras, José Adorno, a médica e vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo, e o gerente Nacional da Efe, Caio Giosa, para falarem sobre o uso da tecnologia no grande queimado. 

 

“Vamos falar sobre o uso do Meek, que tem entre as vantagens utilizar uma área doadora pequena para retirar a pele e fazer o enxerto, dizer que o tempo de internação do paciente acaba diminuindo com o uso do Meek e que não é preciso investimento do hospital para adquirir o equipamento, pois pode ser usado em forma de comodato. O hospital paga apenas pelos insumos utilizados”, detalha Caio Giosa. 

 

Na quarta-feira (28), o tema da palestra é o Uso de Hydrofiber no tratamento de queimaduras. A tecnologia é um material macio e absorvente, que se transforma em gel ao contato com a secreção líquida de feridas. A ação gelificante cria um ambiente ideal para a cicatrização. Participam do encontro Rinede Manfredini, Paulo Dionísio e o presidente da SBQ, o médico Marcus Barroso.

 

“É muito importante o investimento para prevenção da ocorrência de queimaduras. Mas quando este evento ocorre, profissionais devem estar preparados para atender o paciente de forma a ter um menor tempo de cicatrização, reduzir a dor, gerenciar o biofilme e promover a pronta recuperação deste paciente. Curativos com a tecnologia Hydrofiber como o Aquacel Ag+ extra são excelentes opções para assistência ao paciente queimado”, observa Paloma Santos, enfermeira dermatoterapeuta e gerente de marketing da franquia de feridas da convatec Brasil.

 

Gentileza no tratamento - No último dia de ciclo, na quinta-feira (29), participam do encontro a enfermeira com especialização em dermatologia e especialista clínica em marketing da Mölnlycke, Talita Weber, a enfermeira e vice-diretora científica da SBQ, Moelisa Dantas, e o médico e presidente da SBQ, Marcus Barroso. 

 

O tema abordado será “Como reduzir a dor e o trauma do paciente queimado? O poder da gentileza no tratamento de queimadura”. Conforme explica Elaine Godoy, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora clínica Latam da Mölnlycke, a campanha 'O poder da gentileza' é uma maneira de refletir na população a importância de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para pessoas que passaram por traumas de queimaduras. 

 

“Esse tratamento requer paciência. Portanto, o cuidado gentil é essencial e está ligado a vários fatores. Um deles, por exemplo, é o uso correto de curativos. A Mölnlycke acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível. Para isso, a empresa alia atitudes gentis no tratamento de uma pessoa com queimadura aos seus produtos, com alta tecnologia, especializados em um tratamento de feridas com menos trauma, pois possuem suavidade nas suas trocas e trazem conforto ao paciente”, explica Elaine Godoy.

 

Ela explica que além da dor, o estresse prejudica o próprio processo de cicatrização. “Por esse motivo, a empresa desenvolveu a tecnologia chamada Safetac, que se trata de uma camada de contato entre curativo e a pele, proporcionando uma experiência menos dolorosa e traumática para os pacientes durante as trocas de curativos”, complementa.


 

Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida