Vítimas de queimadura lutam para ter direitos garantidos no Estatuto da Pessoa com Deficiência

- 20/09/2024

Projeto de Lei que versa sobre o tema tramita desde 2019 e segue aguardando relatoria da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal

Neste sábado, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída para conscientizar a população sobre o respeito aos direitos das pessoas com deficiência e para celebrar os movimentos de inclusão social. Mas para quem tem sequelas de queimaduras, não há nada a comemorar.  

Há pelo menos cinco anos tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 4.558/19. Para as pessoas que ficarem com sequelas de queimaduras, ele assegura a realização de avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Essa avaliação determina a gravidade das sequelas e se existe deficiência, classificando seu grau. Após essa fase, se constatada a existência de deficiência, a pessoa com sequela de queimadura será considerada como pessoa com deficiência, fazendo jus aos mesmos direitos legalmente atribuídos no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Desde fevereiro deste ano, porém, o PL encontra-se parado na relatoria da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.

Em novembro de 2020, a Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimaduras (Anaviq) criou uma petição Pública destinada à Câmara dos Deputados solicitando a criação de um Projeto de Lei que incluía as vítimas de médias e graves queimaduras  na Lei da PCD.

No ano seguinte, em junho de 2021, a petição  foi entregue com mais de 32 mil assinaturas. Dentro desse contexto, em agosto de 2023, o deputado federal Carlos Jordy, abraçou essa demanda das vítimas de Queimaduras e apresentou  o Projeto de Lei que foi apensado a um PL criado primeiro, em 2019 pelo Deputado Marreca Filho ( Patriota- MA).

O Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2023 e encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais no Senado Federal em dezembro do mesmo ano.

“Nós da Anaviq gostaríamos que todos que atuam com vítimas de queimaduras, inclusive médicos, equipe multidisciplinar e colegas que representam a causa dos queimados em alguma esfera, que nos ajudem a mobilizar o Senado Federal na aprovação desse PL tão importante para trazer direitos às pessoas com graves e médias queimaduras”, diz Alexandra Bilar, que é vítima de queimadura.

Sequelas

Conforme destaca o médico e representante Interinstitucional Nacional da SBQ, José Adorno, a queimadura é um trauma agudo, que gera uma gama de sequelas. “Seja de extensão maior ou menor, que são as cicatrizes, algumas contraturas, inelasticidade, amputações, comprometimento de membro, leva à disfuncionalização e várias doenças são descritas em decorrência da queimadura, como doenças psiquiátricas, neurológicas, metabólicas”, enumera.

Ele ressalta, ainda, que as vítimas de queimaduras têm dificuldades funcionais e orgânicas, além de terem que lidar com a mudança da própria imagem, que gera estigmas e preconceitos. “Precisamos ter entendimento, dar amparo por lei”, frisa José Adorno.

Conforme a Lei nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Por incrível que pareça, mesmo com toda dificuldade encarada por uma pessoa com queimaduras, a lei não se aplica a ela.

Outras Notícias

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)

Eu venci – A vida de José Carlos mudou após um choque que resultou em perda de membros e queimaduras

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, SBQ reforça a necessidade da doação de pele

Médica e enfermeira são homenageadas no XIV CBQ em Belo Horizonte

Primeiro dia de CBQ é marcado por emoção e muita troca de conhecimento

Entrevista - Presidente do XIV CBQ fala sobre o evento que reúne especialistas em queimaduras

Symatese oferecerá aula sobre a matriz dérmica Nevelia e a aplicação em casos de queimados no XIV CBQ

Essity leva ao XIV CBQ palestra sobre tratamento seguro de queimaduras em crianças

Regras de apresentação para o XIV CBQ 2024 estão disponíveis no site do Congresso

Mölnlycke Health Care estará com estande e um espaço interativo no no XIV CBQ

SIG Queimaduras comemora seis anos planejando voo para outros países de língua portuguesa

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) está no ar

Escoteiros do Brasil inicia atividades voltadas para prevenção de queimaduras

Psicóloga Sandra Almeida abre o SIG Queimaduras no mês dedicado à saúde mental

Comitê de Nutrição elabora material para facilitar prática clínica

XIV CBQ conta com agência de viagens para ajudar participantes do evento

EU VENCI - Rhafrezzya Alves esteve no fundo do poço e hoje ajuda outras pessoas a darem a volta por cima