- 26/05/2023
O cirurgião plástico Ariosto Santos é o convidado desta edição da coluna Fala, presidente!. O especialista, que trabalha no Vitoria Apart Hospital, em Vitória (ES), é chefe e coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados da unidade. Neste bate-papo ele fala um pouco sobre os desafios e conquistas do paciente com queimaduras no estado.
No Espírito Santo, especialmente em Vitoria, existem, hoje, três CTQs, sendo um exclusivamente infantil, no Hospital Infantil Nossa Senhora da Gloria, e um para adultos no Hospital Jaime Santos Neves, ambos da rede pública. O serviço que chefia e coordena é no Vitoria Apart Hospital, com atendimento misto, para crianças e adultos e só para convênios e particulares.
Como iniciou o atendimento a pacientes queimados?
Em 1980, durante a minha residência em cirurgia geral, no CTQ do Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro, e no novo CTQ do Hospital do Souza Aguiar. Na minha residência em cirurgia plástica, nos anos de 1982 e 1983, fiquei na enfermaria do CTQ da clínica fluminense de Cirurgia Plástica, em Niterói. Desde 2001 sou chefe e coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Vitória Apart Hospital.
É a primeira vez que faz parte da diretoria da SBQ?
Desde a instalação da SBQ no Espírito Santo sempre fiz parte da diretoria e estou na presidência há dez anos.
O que o motivou a entrar?
Sempre participei ativamente nas atividades sociais e científicas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), na regional do Espírito Santo, nas diretorias e presidência, e como membro fundador e presidente da cooperativa de cirurgiões plásticos do ES. Vi na nossa regional da SBQ, a necessidade de integrar os serviços de queimados e promover divulgação nas entidades públicas envolvidas.
O que pretende fazer pelo seu estado enquanto presidente da SBQ regional?
Pretendemos fazer, assim que possível, o Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), com a simulação realista expositiva. Já fizemos o CNNAQ na formatação antiga, mas, hoje, o estado tem oito faculdades de medicina e um número muito maior de cursos de enfermagem, portanto é uma grande oportunidade de treinamento e de inclusão e acesso destes profissionais a SBQ. Também, neste momento, estamos evolvidos com a divulgação e prevenção de queimaduras do Junho Laranja.