Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!

- 28/02/2025

Por : Aline Patrícia Rodrigues da Silva - diretora Científica da Sociedade Brasileira de Queimaduras- Filial-MG, Enfermeira do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital João XXIII e   Kelly Araújo (presidente da SBQ Nacional, médica no Hospital João XXIII/MG) 


O carnaval está se aproximando, e, com ele, os famosos e cobiçados bloquinhos. Quem gosta de cair na folia, acaba se expondo ao sol por longos períodos. 

A exposição ao sol de forma contínua e sem a proteção adequada pode acarretar danos para a pele, a curto e a longo prazo. A curto prazo podem ocasionar queimaduras que geralmente são de 1° grau, e apesar de não apresentarem gravidade clínica, são extremamente desconfortáveis e dolorosas. Além da dor no local exposto, ocorre ainda vermelhidão e ardência, seguidas por descamação. A longo prazo, a exposição excessiva ao sol e sem a proteção adequada podem ocasionar o envelhecimento precoce da pele, além da predisposição a ocorrência de tumores de pele.

Os danos da exposição excessiva podem variar de leves a intensos, de acordo com a intensidade da exposição, do tipo de pele e do grau da queimadura. As peles de cor clara são mais sensíveis e podem apresentar maior severidade dos sinais. Caso haja exposição excessiva e identifique presença de dor local, vermelhidão e ardência, estes sinais podem ser aliviados com o aumento da ingestão de líquidos e a aplicação de loções pós-sol específicas e/ou hidratantes de melhor qualidade, de preferência deixá-los sob refrigeração antes de aplicá-los, pois “geladinhos” darão um refrescância maior para a pele lesionada.

Em casos mais graves, podem acontecer queimaduras mais profundas, como as de 2° grau, e/ou virem associadas a insolação, que causa alterações mais severas como dor de cabeça, vômito e febre. Nestes casos, é recomendado a procura por atendimento médico. 

Estamos vivendo uma temporada de muito sol e calor, e para os foliões que desejam curtir o carnaval sem agredir a pele, alguns cuidados devem ser adotados, a saber: evitar a exposição em horários de sol forte, entre 10h e 16h, além de reduzir o tempo de exposição, e/ou evitarem a exposição ao sol sempre que possível; usar filtro solar com fator de proteção ente 30fps e 50fps, e reaplicá-lo, de acordo com o fabricante, além disso, sempre que entrar na água ou apresentar suor intenso, o recomendado é reaplicar a cada 2 horas; não utilizar produtos químicos (maquiagens, álcool, intensificadores de bronzeamento) sobre a pele antes da exposição solar, estes, em contato com os raios solares podem ocasionar manchas e/ou queimaduras químicas; usar roupas térmicas com tecnologias UV, chapéus e óculos escuros; beber bastante líquido, cabe ressaltar que bebidas alcoólicas não são consideradas fonte de hidratação, devendo ser utilizado líquidos como água, sucos e soluções isotônicas, essas última, além de hidratarem, promovem reposição de sais minerais e eletrólitos.

Essas medidas devem ser mantidas em todas as exposições ao sol, mesmo aquelas fora do período de carnaval, principalmente durante o período de calor e sol intenso.

Evitar as queimaduras de pele e suas complicações podem te proporcionar uma folia agradável durante todos os dias de carnaval, não atrapalhe a sua folia, proteja-se!


*Imagem gerada por Inteligência Artificial

 

Outras Notícias

Brincadeira de criança levou Andrea Rolim a ficar seis meses internada em razão de queimaduras

Especial ex-presidente: Maria Cristina Serra foi a primeira mulher no cargo

Representantes da SBQ participam de Congresso Cirurgia do Ano em Minas Gerais

Especial ex-presidentes: Flávio Nadruz esteve à frente da SBQ por duas gestões e segue fazendo parte da diretoria

Pesquisa quer entender o ensino de queimaduras nos cursos de enfermagem e medicina no Brasil

Especial ex-presidentes: Edmar Maciel foi um dos fundadores e presidiu a entidade por quase 6 anos

SBQ publica Edital de Convocação para Assembleia Geral a ser realizada em maio

CNNAQ em Brasília: não perca a chance de participar do curso sobre normatização de atendimento ao queimado

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ