Vice-diretora Científica da SBQ é escolhida como representante da América do Sul na Isbi para 2022/2024

YD Comunicação - 04/11/2022

A enfermeira Raquel Pan também faz parte do Comitê de Enfermagem e Prevenção da SBQ e acredita em fortalecimento da relação com a instituição internacional

A enfermeira, Raquel Pan, vice-diretora Científica e membro do Comitê de Enfermagem e Prevenção da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), agora também é a representante da América Latina da International Society for Burn Injury (Isbi), instituição internacional de prevenção a queimaduras, até 2024, fortalecendo, assim, a relação entre as instituições.

A Isbi é sediada nos Estados Unidos, com membros em todo o mundo, que tem o objetivo de disseminar o conhecimento por meio de educação, pesquisa e treinamento, além de estimular a prevenção de queimaduras e de políticas públicas e melhorar a qualidade do cuidado.

“A tendência mundial é de valorizar a equipe multiprofissional, pois quem trabalha com queimaduras não é apenas um profissional, são vários, cada um com sua competência, em seu momento. E esse meu pensamento contribui para o fortalecimento da relação da SBQ com a Isbi, pois queremos fazer trocas de experiências, promover discussões e influenciar para que, de fato, tenha uma melhora na qualidade do cuidado ao paciente queimado, com o auxílio de todos esses profissionais”, destaca Raquel Pan.

RAQUEL PAN - Membra da SBQ há dez anos, a profissional diz que se associou para ter maior proximidade com profissionais e pesquisadores da área de queimaduras ao redor do Brasil. A enfermeira estuda queimaduras desde 2010. Após se formar pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), foi apoio técnico à pesquisa da professora Lídia Aparecida Rossi, uma referência na área de queimaduras. 

“Fui conhecer o Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ-HCFMRP/USP) para uma pesquisa dela e, após aproximação da mãe de uma criança pequena que ficou conversando comigo, decidi mudar meu foco de trabalho e estudo, que até então era a oncologia pediátrica. Escrevi um projeto de doutorado em 15 dias, submeti e fui aprovada no Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem (EE-EERP/USP) e, desde então, não parei mais de estudar a temática”, lembra.

A tese intitulada “Significados da reinserção escolar de crianças vítimas de queimaduras: um estudo etnográfico” foi premiada. Em 2012 e 2014, recebeu dois primeiros prêmios Elizabeth Greenfield da SBQ; em 2015, ganhou o prêmio de melhor apresentação oral no 16th EBA Congress, em Hanôver.
Em 2016, mais dois prêmios, Young Investigator Prize e Baskent University Nursing Award, no 18th ISBI Congress, em Miami. Em 2014, Raquel Pan fez o doutorado Sanduíche na Holanda, na Utrecht University.

Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida