Sociedade Brasileira de Queimaduras oferece ajuda para montar unidade de queimados em Rio Branco

- 26/06/2019

O acidente com a explosão de um barco na última sexta-feira (7), no Acre, deixou evidente a fragilidade para atendimento de um grande número vítimas de queimaduras em algumas localidades do país. O tratamento de queimados é complexo e exige uma estrutura e equipe multiprofissional específica para o atendimento das vítimas. Diante da situação que deixou 16 pessoas gravemente feridas e duas mortas, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) propôs à Secretaria de Saúde do Acre a estruturação de uma Unidade de Tratamento de Queimaduras naquela região. “Já nos colocamos à disposição para proporcionar um treinamento de equipe multiprofissional junto às Unidades de Trauma para o atendimento às vítimas de queimaduras”, diz o presidente da SBQ, José Adorno.

No caso do acidente da semana passada, para dar um atendimento mais rápido e eficaz às vítimas, a SBQ, numa ação conjunta com suas regionais, mobilizou unidades especializadas mais próximas e com capacidade para atender os pacientes. A entidade também articulou o poder público, envolvendo Força Aérea Brasileira, SAMU, Rede integrada do SUS e Gabinete da Presidência para conseguir a transferência dos pacientes em estado grave. Com isso, seis pacientes foram transferidos para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, dois para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, em Goiânia, e outros quatro foram encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília.

Em casos de acidentes graves como o que ocorreu no Acre, a sociedade organizada pode e deve se mobilizar para ajudar, e não somente esperar por iniciativas do poder público, na opinião do presidente da SBQ. “A transferência só foi possível porque assumimos este papel de articulador entre o poder público em diferentes esferas para viabilizar a transferência dentro do menor tempo possível”, diz. Ele reforça que o tempo de atendimento é crucial no tratamento da sequela, podendo agravar o estado de saúde do paciente. A SBQ também iniciou uma mobilização com as empresas parceiras, como fornecedores de curativos e equipamentos hospitalares, para angariar doações para os diversos procedimentos e cirurgias necessárias para o atendimento às vítimas. Posteriormente, ONGs também ajudarão no acolhimento aos familiares das vítimas transferidas.


Aracaju sedia curso e ganha reestruturação da UTQ

As atividade em prol do ‘Junho laranja’ continuam sendo realizadas por todo o país. Entre os dias 4 e 9, a cidade sergipana Aracaju foi local de diferentes ações. O governo do Estado entregou a reestruturação da UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) do HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe) e ainda foi concluído o CNNAQ (Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado), para 58 participantes. O primeiro Simpósio Sergipano de Queimaduras e Curativos; o IV Burn Day e o V Simpósio da LACIP também foram realizados. Com Apoio da Smith&Nephew e Convatec, tornamos possível mais este curso para fortalecer ainda mais as ações de atendimentos específicos.

Outras Notícias

Brincadeira de criança levou Andrea Rolim a ficar seis meses internada em razão de queimaduras

Especial ex-presidente: Maria Cristina Serra foi a primeira mulher no cargo

Representantes da SBQ participam de Congresso Cirurgia do Ano em Minas Gerais

Especial ex-presidentes: Flávio Nadruz esteve à frente da SBQ por duas gestões e segue fazendo parte da diretoria

Pesquisa quer entender o ensino de queimaduras nos cursos de enfermagem e medicina no Brasil

Especial ex-presidentes: Edmar Maciel foi um dos fundadores e presidiu a entidade por quase 6 anos

SBQ publica Edital de Convocação para Assembleia Geral a ser realizada em maio

CNNAQ em Brasília: não perca a chance de participar do curso sobre normatização de atendimento ao queimado

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ