- 03/07/2025
A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, a enfermeira doutora Raquel Pan, lançou uma nova etapa de sua pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil. O objetivo do estudo é analisar o perfil da violência contra a mulher por queimaduras, com base nas informações provenientes dos atendimentos realizados pelos profissionais de saúde no Brasil.
Por isso, a Professora Raquel fez um convite durante o XV Congresso Brasileiro de Queimaduras e reforça, agora, que profissionais de saúde que atuam em centros de tratamento de queimados ou em outros serviços de saúde que atendem ou já atenderam mulheres vítimas de violência por queimaduras participem desse estudo.
“É importante essa participação para que estes profissionais nos ajudem a compreender o perfil da violência contra a mulher por queimaduras, com base nas informações provenientes dos atendimentos realizados no Brasil”, destaca Raquel Pan. Atualmente, há uma subnotificação de casos que dificultam a adoção de políticas públicas neste sentido.
Essa é uma pesquisa descritiva, observacional e de abordagem quantitativa, desenvolvida em três etapas. A Primeira delas foi a construção do conteúdo baseado na literatura e na experiência dos pesquisadores; e a segunda foi a validação do conteúdo por um comitê de juízes, envolvendo profissionais da medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia, com experiência na área de violência contra mulher e queimaduras.
Para participar da pesquisa, acesse o formulário.