- 08/07/2025
A terapeuta ocupacional Rosa Irlene faz parte da Sociedade Brasileira de Queimaduras desde 2006. Já passou pelo conselho fiscal, foi tesoureira nacional e está no quarto mandato como presidente regional da SBQ Goiás.
Ela também é presidente do Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ), diretora-secretária da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato), conselheira suplente do Coffito, conselheira do CESGo e membra do Fentas.
Neste mês, o Fala, presidente é com ela, destacando o que a regional tem feito para melhorar o atendimento às vítimas de queimaduras em Goiás.
SBQ - Qual foi seu primeiro contato com pacientes vítimas de queimaduras?
Primeiramente, eu fui uma vítima de queimadura quando, aos 9 anos, um bolinho de polvilho frito estourou no meu rosto. Mas foi o primeiro contato com uma vítima de queimaduras - um capitão da Marinha que se queimou e perdeu a perna esquerda desarmando bombas em Missão de Paz – que me fez querer atender nesta área. Desde meu trabalho final de curso, muitas histórias me chamam a atenção, cada uma traz sua particularidade, suas marcas e suas feridas, que nem sempre são só na vítima.
SBQ - O que te levou a querer fazer parte da diretoria da SBQ?
Finalizei minha formação em 2003. Neste mesmo ano eu fiz o CNNAQ. Desde então, estive próxima ao mundo da SBQ. E em 2006, durante o congresso em Fortaleza, tivemos eleições e comecei a fazer parte da SBQ regional Goiás.
SBQ - Quais são os maiores desafios no tratamento a vítimas de queimadura no Estado?
Falta de políticas publicas para garantir o tratamento às pessoas com baixa renda.
SBQ - Como a SBQ poderia colaborar para melhorar a questão?
Acredito que com a luta pela garantia de melhores formas de tratamento e com representatividades junto à classe política.
SBQ- Como tem sido a atuação da regional junto ao governo federal no que tange à linha de cuidados?
Aqui buscamos discutir e alinhar com o governo estadual e os deputados federais, estadual e vereadores. Acredito que teremos novidades em breve, em conjunto com a SBCP regional Goiás e o NpQ, com relação à linha de atendimento aos queimados.
Reunião da SBQ Regional GO, com representantes da SES GO e SBCP GO