Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

- 21/07/2025

A Sociedade Brasileira de Queimaduras conta com um importante veículo para disseminação de conhecimento na área: a Revista Brasileira de Queimaduras. No Brasil, ela é a referência no tema, segundo o editor-chefe da revista, o médico Fabiano Calixto. 

A proposta da Revista Brasileira de Queimaduras é ser um veículo de divulgação da pesquisa na área, estimular novos conceitos, novas abordagens não só entre a comunidade científica nacional, mas extrapolar os limites regionais e promover a interface com a comunidade científica internacional, elevando o padrão da prática médica e o debate sobre o tratamento do paciente queimado.

A RBQ é um periódico de submissão gratuita, de acesso online livre e publica artigos produzidos em português, inglês e espanhol. Qualquer pesquisador da área da saúde que estude queimaduras pode publicar na revista.

Os autores, porém, devem satisfazer a alguns critérios: ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos; ter escrito o trabalho ou revisão das versões sucessivas e participado no processo de revisão; e ter aprovado a versão final.

Podem ser publicados artigos originais, de revisão e especial, além de relatos de caso. No site há a especificação de todas as regras para submissão, que devem ser seguidas à risca. A revisão dos materiais enviados é por pares, com normas baseadas no International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). 

Desde 2023, a revista passou a ter um Identificador de Objeto Digital (DOI), o que facilita o acesso aos artigos e aumenta sua credibilidade em meios internacionais. 

Congresso Brasileiro de Queimaduras

Em toda edição do Congresso Brasileiro de Queimaduras, trabalhos premiados no evento são publicados na revista. Em 2025, como não houve premiados, serão publicados os resumos dos temas livres selecionados para apresentação oral, um total de 34 trabalhos. 

“O CBQ tem grande representatividade para a discussão de processos, estratégias de prevenção, tratamento e reabilitação. Nesse espaço, podemos conhecer a realidade desse país que tem tantas diferenças culturais, sociais e de acessibilidade aos serviços de saúde. Precisamos continuar avançando em ciência para contribuir com a melhoria dos a processos e a RBQ é o principal veículo de disseminação desse conhecimento”, destaca a vice-diretora Científica da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Moelisa Dantas. 

No XV Congresso Brasileiro de Queimaduras, além dos estudos epidemiológicos, muitos trabalhos discutiram sobre qualidade de vida, aspectos nutricionais e ações educativas. “Isso representa um avanço na representação da  abordagem multiprofissional na SBQ”, frisa Moelisa. 


Para saber mais sobre a revista, acesse: https://www.rbqueimaduras.com.br/instructions-for-authors

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios