Setembro é o mês de cuidado com a saúde mental

YD Comunicação - 11/09/2023

Campanha alerta para a importância de escutar e perceber a dor do outro. Cuidado profissional é indispensável na busca por ajuda

Setembro Amarelo é marcado por eventos de prevenção ao suicídio e de cuidados com a saúde mental. Este ano, o lema da campanha nacional é “Se precisar, peça ajuda!”. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que, em 2019, mais de 700 mil pessoas cometeram suicídio. 

O ato de tirar a vida pode estar ligado a transtornos psiquiátricos, tentativas anteriores, história pessoal e familiar, estresse ocupacional ou desemprego, precarização da vida, humilhações, isolamento, redes sociais, comportamentos de risco (álcool, drogas, conflitos relacionais constantes), lutos não superados, doenças graves ou invalidantes e conhecimento dos meios letais. 

"Quando falamos sobre suicídio estamos falando de vida e qualidade de vida percebida por uma pessoa, em determinado momento, como insuportável e cuja única saída para tanto sofrimento, parece ser a morte, uma ação violenta e desesperada, contra si mesma. Uma dor infinita que imagina que nunca vai passar", conta a psicóloga Josélia Quintas.

A profissional diz, ainda, que, de acordo com a OMS, após uma tentativa de suicídio, outras se repetirão, se não houver um cuidado profissional.  "No Brasil esse cuidado existe, mas ainda não é prioridade, não despertou o interesse das políticas públicas. Alguns espaços são insuficientes para a maioria da população com vida precária em todos os sentidos".

Segundo Josélia Quintas, familiares e amigos podem perceber, mas  existe um tabu sobre o assunto.  "Tem o medo de provocar mais sofrimento e levar ao ato suicida. Podemos ser mais efetivos na prevenção se pudermos nos dispor a escutar aquele que sofre, sugerir ajuda profissional e incentivar a pessoa a não calar suas dores".

Paciente com queimaduras - O trabalho com os pacientes com queimaduras é relacionado ao pós ato, as marcas no corpo e outras questões ligadas a autoestima, frágeis recursos psíquicos e dificuldades no enfrentamento dos paradoxos da vida. 

"Nesse sentido, nós psicólogos e profissionais de saúde mental, trabalhamos para que a pessoa compreenda a imprevisibilidade da vida,  as relações conflituosas, que nada é definitivo, podendo-se atravessar e sofrer nos momentos difíceis, sem sucumbir diante dos desafios, com mortes e renascimentos", esclarece.

Data - Organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia 10 de setembro virou o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. 

A cor amarela é referente a história de Mike Emme. Aos 17 anos, nos Estados Unidos, ele cometeu suicídio em seu carro, um mustang amarelo. No velório, os pais e amigos distribuíram cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.


Outras Notícias

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo