Segunda edição da Trilha do Conhecimento encerra com painel científico

YD Comunicação - 06/08/2021

Encontro virtual de encerramento acontecerá dia 11 de agosto. As inscrições são gratuitas e abertas para qualquer profissional de saúde 

A segunda edição do projeto Trilha do Conhecimento, promovido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras em parceria com a Convatec, já publicou todos os capítulos previstos. Para marcar o encerramento, que teve como tema central - As feridas das queimaduras, será realizado um painel científico online, com alguns autores, no dia 11 de agosto, às 19h. Para participar, é preciso fazer inscrição pelo site da Convatec Class  - clique para se inscrever

Durante todo o mês de julho, foram publicados artigos assinados por profissionais atuantes em centros de tratamento de queimados de todo o país, associados da SBQ, além de podcasts gravados com os autores. “O podcast é uma forma prática para ouvir uma discussão com os profissionais, antes ou depois de ler os artigos, para detalhar aspectos relevantes dos textos”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno.  

Todo o material ficará disponível permanentemente na biblioteca virtual da SBQ para os associados e, por seis meses, para não sócios. “O maior objetivo do projeto é propagar conhecimento para profissionais de saúde que trabalham ou venham a trabalhar com pacientes queimados. É uma apresentação direcionada, temática, com profissionais experientes”, frisa Adorno. 

Um dos autores de artigos foi o médico Alfredo Gragnani Filho, que assina o texto “Ferida Crônica”, ao lado de Marcus Vinícius de Mello Pinto. “Agradeço o convite, por poder ter colaborado com esse projeto fundamental para que a SBQ mantenha a difusão de conhecimento científico, baseado em publicações sérias e atualizadas”, destaca. 

Entre os assuntos abordados por eles estão conceitos básicos, populações de risco e patologias envolvidas, complicações, fisiopatologias, substitutos de pele, entre outros. “Conseguimos dar uma pincelada em perspectivas futuras e pensar em prevenção e otimização de recursos humanos, financeiros e sociais no tratamento de feridas crônicas”, diz Gragnani. 

A vice-presidente da SBQ Minas Gerais, Kelly Danielle de Araújo, falou sobre infecção e biofilme, assinando o artigo com Daniela Carreiro de Mello. “Foi bom ter essa parceria, porque tenho a vivência como médica e ela como enfermeira. Foram pontos de vista diferentes, visando a melhor assistência. O atendimento ao paciente queimado é feito de forma multiprofissional”, frisa a médica. 

Ela destaca a importância de divulgar os artigos de forma geral, visto que pacientes queimados não são atendidos somente em CTQs. “Nem sempre tem vaga nos centros especializados e esses pacientes precisam ser levados a outros hospitais. Os podcasts foram importantes também, pois pudemos explicar como avaliar o paciente, quais sinais observar, orientações de colher exame”, enumera. 

Para a enfermeira Fernanda Silva do Santos, autora do artigo “Coberturas e fechamento de feridas”, assinado junto com Jayme Adriano Farina Jr, participar do projeto foi enriquecedor. “Discutimos evidências e trocamos experiências sobre a prática. A composição do grupo multidisciplinar agrega conhecimentos e habilidades diversas, resultando no desenvolvimento do material que, certamente, contribuirá para qualificar o cuidado às vítimas de queimadura. 

PARCERIA – Para desenvolver o projeto, a SBQ contou com patrocínio da Convatec, uma companhia global de tecnologias e produtos médicos, líder de mercado no tratamento de feridas, cuidados em estomia, incontinência e cuidado intensivo.
“Esse apoio é muito importante para que a SBQ consiga promover atividades educativas e disseminar conhecimento”, agradece o presidente da Sociedade, José Adorno, lembrando que o tema da segunda edição do projeto foi escolhido pelo Comitê Científico da SBQ, devido à sua relevância.

Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais