SBQ tem 11 comitês especiais para estudos e trabalho

YD Comunicação - 18/01/2022

Você sabe quais são essas comissões, para que servem e como atuam? Leia mais e saiba tudo sobre eles

O comitê é um grupo de pessoas, com poderes decisórios, dentro de uma instituição representativa, que estudam e definem ações sobre os interesses da coletividade. No caso da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), são 11 comitês de temas diversos, que propõem estratégias de acordo com o tema específico. 

São eles: de Prevenção, de Educação Continuada e Pesquisa - Tele Ensino, do CNNAQ e Simulação Realística, de Fisioterapia, de Enfermagem, de Reabilitação, de Relações Interinstitucionais, Banco de dados e GBR, de Banco de Tecidos, de Estruturação de CTQs e Rede Integrada de Assistência e de Acidentes e Catástrofes com múltiplas vítimas.

Cada comitê tem um objetivo e diferentes quantidades de membros. O Comitê de Prevenção, por exemplo, visa “propor estratégias e projetos de redução global na incidência de queimaduras, como prevenção primária e secundária, observando dados epidemiológicos regionais e trabalhando informações de conscientização das causas de acidentes com queimaduras com monitoramento e avaliação”. O de Tele Ensino propõe melhoria nas áreas de educação continuada em capacitação avançada para equipe multiprofissional especializada centros de tratamento de queimaduras (CTQs).

O Comitê do CNNAQ e Simulação Realística tem o objetivo de fazer treinamento de equipes de saúde não especializadas no primeiro atendimento e desenvolver tecnologia de educação e treinamento com simulação realística em cenários de laboratórios e em cenário livre. Já o Comitê de Fisioterapia visa propor a ampliação da atuação profissional de equipes não especializadas e especializadas na linha de cuidados a queimaduras.

O de Enfermagem é composto de profissionais que buscam formas de ampliar o conhecimento de protocolos em toda linha de cuidados das queimaduras para equipes de especialistas e não especialistas. Em relação ao de Reabilitação, a ideia é ampliar o conhecimento de protocolos em toda linha de cuidados das queimaduras para equipes de especialistas e não especialistas.

Já o Comitê de Banco de dados e GBR visa qualificar dados epidemiológicos do trauma e sua aplicação no planejamento de ações. O de Banco de Tecidos quer implantar melhorias na tecnologia de utilização de pele alógena e membrana amniótica no Brasil. Por fim, o Comitê de Estruturação de CTQs e Rede Integrada de Assistência, que tem o objetivo de propor melhorias de gestão de processos gerenciais dos centros de tratamento de queimaduras, com monitoramento e avaliação de resultados dos serviços e pelos pacientes, além da construção da carteira de serviços e centros de custo.

Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”