SBQ pactua projeto piloto de DDT de queimados na Central de Regulação de Divinópolis

- 28/06/2024

Serão introduzidos protocolos de transferência em queimaduras que não existem no Brasil


Motivados pelo Curso Nacional de Normatização e Atendimento aos Queimados (CNNAQ) que está sendo oferecido aos profissionais do Samu de Divinópolis (MG), o representante Interinstitucional Nacional da SBQ, José Adorno, ao lado dos médicos Mário Fratinni e Maria Cristina Serra, coordenadores e instrutores do curso da capacitação, visitaram, na manhã desta sexta-feira (28), a estrutura instalada da CIS-URG Oeste de Minas Gerais. Na ocasião, foi pactuado com os gestores deste consórcio  desenvolver Projeto Piloto de DDT de queimados  na Central de Regulação de Divinópolis.

“Com isso, começamos a testar estratificação clínica e estratificação de nível de atenção necessário (porte I, II ou III). Ao lado de conhecer essa estrutura, a SBQ está capacitando plateia seleta de APH neste território (médicos e  enfermeiros) para diagnóstico correto de queimaduras. Pactuamos desenhar Projeto Piloto para testar numa região de cerca de 1.500.000 habitantes”, celebra Adorno.

Ele destaca que irão introduzir protocolos de transferências em queimaduras, que não existe ainda no Brasil e, a partir de Minas Gerais, levar o projeto para todo o país.

“Construímos a classificação clínica e estratificação de hospitais, em trabalho inovador com a participação de Dr Mário Fratinni, Dra. Kelly e Dr César Nietzsch para implantação e apresentamos a sugestão para a Secretaria de Saúde de Minas Gerais e, com isso, estabeleceram portes de hospitais com CTQ e está sendo construída a estrutura física com pactuação com hospitais do estado para ter centro de queimados de três níveis, construindo a rede de média complexidade. Mas quem operacionaliza transferências é a Regulação de Urgência e Emergência, que é demandada pela APH ( SAMU e Bombeiros)”, explica Adorno, completando que a APH deve se apropriar deste conhecimento para diagnosticar o queimado de acordo com o que ensinamos no CNNAQ.

 “Depois de classificado clinicamente, ele solicita vaga na Regulação; conhecendo a estratificação clínica e com rede de Centros de Queimados estruturada , ele direciona, conforme mapa de vagas no painel, qual o hospital está habilitado para receber o paciente”, detalha o médico.

 

CNNAQ - Durante dois dias, 160 profissionais divididos em duas turmas estão participando do CNNAQ, contratado pelo Consórcio CIS-URG, empresa responsável por atendimento pré-hospitalar de urgência e transferências (Samu).

"Esse treinamento é de extrema importância principalmente na na forma que a gente busca direcionar um paciente.  Buscamos direcioná-los de uma forma correta, enviando para um hospital mais adequado para melhor tratamento e continuidade nesse atendimento. Esse treinamento trás ricas informações que envolve qualidade em uma assistência sobre a vida de um paciente  queimado”, diz a coordenadora da Central de Regulação das Urgências, Thamara Lesse.

O curso é oferecido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), coordenado pelo Dr Mário Fratinni e Maria Cristina Serra com a finalidade de ampliar o conhecimento e normas aos especialistas, médicos e equipe multidisciplinar que atendem pacientes com queimaduras, que não são especialistas mas participam da cadeia de decisão clínica e tratamento nas primeiras horas, e que assim , conhecendo protocolos internacionais neste atendimento melhoram o tempo de resposta após a ocorrência do acidente .

Divinópolis é a segunda cidade a receber o CNNAQ neste ano. Em abril, a capacitação foi oferecida a 54 profissionais de saúde de Porto Velho (RO). Está prevista uma edição durante o XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras, em setembro deste ano, em Belo Horizonte. Porém, quem quiser solicitar o curso para sua cidade pode entrar em contato com a Sociedade Brasileira de Queimaduras e verificar a disponibilidade.

Outras Notícias

Conheça as regras de submissão de trabalhos no XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada