SBQ ganha 10 novos sócios entre médicos, enfermeiros e terapeuta ocupacional

YD comunicação - 03/08/2023

Todos em busca de aprimorar conhecimentos no atendimento a queimados

 

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ganhou 10 novos sócios em julho deste ano, que se juntam aos 462 associados. Todos têm um interesse em comum: atualização e capacitação na área de atendimento a vítimas de queimaduras, uma das missões da sociedade, que exerce importante papel na disseminação do conteúdo técnico-científico.

Entre os novos sócios está o cirurgião cardiovascular e intesivista Rogério Barbieri, atual coordenador do CTI da Santa Casa de Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, e médico intervencionista/regulador do Samu da região macro-oeste, há seis anos. 

“Nossa maior referência em queimados no estado é o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, que exerce, com extrema excelência, os cuidados aos pacientes queimados. Porém, já faz alguns anos que essa instituição se encontra sobrecarregada. Hoje, é nosso intuito que nos tornemos um lugar a mais para fornecer atendimento de qualidade aos pacientes queimados”, diz Barbieri. 

Para isso, ele complementa que vem trabalhando para que a equipe seja capacitada para esse fim. “Foi pensando, justamente, nesse aprimoramento e capacitação que optei por participar dessa tão importante sociedade que é a SBQ, que se preocupa em estar sempre oferecendo o que há de mais moderno e atual no assunto, além de cursos e aprimoramentos constantes”, destaca.

Quem também tornou-se sócio recentemente foi o cirurgião plástico Gabriel Neves dos Santos, que há cinco anos atua com pacientes queimados no Hospital Federal do Andaraí (RJ), no CTQ Oscar Plaisant. “Eu me associei para estar mais conectado e próximo à comunidade científica. Essa proximidade gera e difunde o conhecimento necessário para oferecer do melhor e do mais atual para o cuidado de nossos pacientes”, completa. 

A enfermeira Tania Alves Piloto, que há 26 anos atua com pacientes queimados, também entrou para o time da SBQ. “É um trabalho que necessita de muita dedicação e humanidade e nos enriquece pessoalmente e profissionalmente. O que me levou à associação foi a necessidade de atualização do conhecimento, de estar por dentro das novidades nos tratamentos e do que acontece de exitoso em outros serviços. E isto a SBQ nos traz”, esclarece.

A terapeuta ocupacional Emanuella Cristina Rodrigues Sousa, que atua no Hospital da Ilha, em São Luís do Maranhão, também buscou se associar à SBQ com o objetivo de manter-se atualizada. Desde maio deste ano ela está atuando no recém-inaugurado CTQ do estado. 

A troca de informações e a busca por consolidar conhecimento e levar mais resultados aos pacientes foram os motivos que levaram a médica Karina Vanzan Maio a tornar-se sócia da SBQ, assim como o também médico Jefferson Eduardo Britto Vaz. 

“Trabalho no Hospital Mater Dei em Belo Horizonte há 10 anos com queimados e grandes queimados e faço uso de tecnologias avançadas como matriz dérmica acelular, curativo de pressão negativa, enxerto de pele parcial e total”, elenca o médico Jefferson Eduardo. A unidade onde ele trabalhava teve um CTQ inaugurado no final de julho deste ano. 

Além deles, ainda fazem parte da lista de novos sócios os profissionais Camila Alexandre Vilaca Ramos, Luciana Netto, Maria Isabel Michel e Vanessa Pegoraro.

Para quem deseja virar sócio da SBQ também, basta acessar o site (https://www.sbqueimaduras.org.br/associe-se) e seguir os passos. Entre os benefícios de se associar estão descontos em atividades da SBQ, acesso a materiais exclusivos da biblioteca virtual e condições especiais no Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ).


 

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios