SBQ dá início ao curso sobre transplante de tecidos alógenos

YD Comunicação - 19/10/2020

Dividido em quatro módulos, capacitação visa sanar dúvidas de médicos e incentiva o uso de pele no tratamento de queimaduras

A Sociedade Brasileira de Queimaduras dá início, nesta segunda-feira (19), ao curso teórico por telemedicina para transplantadores de tecidos alógenos de banco de tecidos humanos. A capacitação, que vai até 9 de novembro, foi dividida em quatro módulos e será realizada online, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. 

As 70 vagas abertas foram todas preenchidas logo nos primeiros dias de inscrição. O curso é voltado para médicos cirurgiões plásticos ou de qualquer outra especialidade que trabalhe, há pelo menos dois anos, em centros de referências de queimados do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso conta com o apoio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Federal de Medicina (CFM) e visa capacitar equipes dos Centros de Tratamento de Queimaduras (CTQ’s) no uso de tecidos alógenos (pele alógena e membrana amniótica).

No conteúdo programático estão previstos uma mesa redonda sobre política de tecidos alógenos como ação intersetorial e discussões sobre o funcionamento de bancos de tecidos, fisiologia dos transplantes, indicações para os transplantes de pele, risco e complicações, além de membrana amniótica e expectativas para bancos de pele.

Segundo o presidente da SBQ, José Adorno, o curso de capacitação vem atender à necessidade de disseminar conhecimento, dentro das equipes multiprofissionais, sobre os benefícios da utilização dos tecidos alógenos para o tratamento de queimaduras.

 “Mostrar a eles o quanto isso facilita em controle de infecções, controle clínico do paciente, porque diminui a perda hídrica, perda de massa protéica, porque cobre a ferida. Isso permite às equipes multiprofissionais, especialmente as que tratam o grande queimado, dar uma condição de mais estabilidade para que se conduza o tratamento ao longo do tempo”, explica.

Conforme destaca o gerente de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, João Batista Silva Júnior, os tecidos são produtos terapêuticos essenciais à saúde coletiva. “Esses produtos devem ser processados sob boas práticas e administrados por profissionais médicos capacitados e sob requisitos de segurança do pacientes. Neste sentido, é importante o aprimoramento do conhecimento técnico e dos requisitos de vigilância sanitária sempre com foco em atender as necessidades do paciente”, frisa.

DOAÇÃO – Para Adorno, quando se oferece conhecimento acerca da tecnologia, incentiva o uso, aumenta a demanda e sensibiliza para que mais pessoas sejam informadas sobre a importância de doar pele, assim como doar outros órgãos.

“Temos a pele alógena usada em quatro bancos de pele no Brasil. Estamos em discussão para abrir outros. Salvador e Brasília possuem planos para ganharem, cada um, um banco de pele. Precisamos aumentar a utilização e a disponibilidade de pele”, destaca o presidente da SBQ.

Outras Notícias

Brincadeira de criança levou Andrea Rolim a ficar seis meses internada em razão de queimaduras

Especial ex-presidente: Maria Cristina Serra foi a primeira mulher no cargo

Representantes da SBQ participam de Congresso Cirurgia do Ano em Minas Gerais

Especial ex-presidentes: Flávio Nadruz esteve à frente da SBQ por duas gestões e segue fazendo parte da diretoria

Pesquisa quer entender o ensino de queimaduras nos cursos de enfermagem e medicina no Brasil

Especial ex-presidentes: Edmar Maciel foi um dos fundadores e presidiu a entidade por quase 6 anos

SBQ publica Edital de Convocação para Assembleia Geral a ser realizada em maio

CNNAQ em Brasília: não perca a chance de participar do curso sobre normatização de atendimento ao queimado

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ