Save the date: de 27 a 29 de setembro. Fique de olho!

- 23/02/2023

O XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras já tem data e local. Em breve, mais informações serão divulgadas


O carnaval acabou e como diz o brasileiro: o ano começou. E os preparativos para um dos eventos mais esperados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) já começaram, com data definida. De 27 a 29 de setembro, o XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) acontecerá em Salvador/BA e terá o tema “Interdisciplinaridade e Inovação em Queimaduras”.

O Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) é um evento itinerante, promovido pela SBQ, a cada dois anos, e tem como principal objetivo promover o compartilhamento, aquisição e divulgação do conhecimento científico na área das queimaduras, estreitar a troca de experiências dos profissionais de saúde que atuam na área e congregar os associados da SBQ dos diversos estados do país.

“Uma das principais expectativas para o congresso é a troca de conhecimentos e informações sobre os últimos avanços no tratamento de queimaduras. Os participantes terão a oportunidade de aprender com os principais especialistas da área, compartilhar suas próprias experiências e percepções e interagir com colegas de todo o mundo”, destaca o presidente da SBQ, Marcus Barroso. O congresso contará com palestrantes, workshops e painéis de discussão que cobrirão uma ampla gama de tópicos relacionados ao tratamento de queimaduras, incluindo tratamento de feridas, controle da dor, reabilitação e apoio psicossocial.

Outra expectativa, conforme Barroso, é a apresentação de novos resultados de pesquisas e a divulgação de práticas baseadas em evidências. “Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as pesquisas mais recentes no tratamento de queimaduras e como elas podem ser traduzidas para a prática clínica. O congresso também fornecerá uma plataforma para que os pesquisadores compartilhem seus trabalhos com um público mais amplo e recebam feedback”, explica.

SALVADOR/BA - Além da programação científica, espera-se que o CBQ ofereça uma variedade de atividades sociais e culturais que permitirão aos participantes vivenciar a cultura de Salvador, na Bahia. “A cidade é conhecida por sua rica história, música e comida, e os participantes terão a oportunidade de explorar as paisagens e sons locais enquanto se relacionam com colegas de todo o mundo. No geral, espera-se que o congresso em Salvador seja um evento empolgante, que reunirá profissionais e pesquisadores de tratamento de queimados de todo o mundo para compartilhar conhecimento, trocar ideias e colaborar no avanço do campo de tratamento de queimaduras”, ressalta Marcus Barroso. 

Fique atento, em breve, mais informações e abertura da inscrição.

Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”