Primeiro ano de muito trabalho e aprendizados

YD comunicação - 21/12/2023

Nova diretoria precisou lidar com muitos assuntos, mas finaliza o ano com saldo positivo

Congresso, Junho Laranja, revista, SIG Queimaduras, assembleia, diálogo com associados, patrocínio, presidentes regionais. Quanto assunto é preciso lidar estando à frente da Sociedade Brasileira de Queimaduras. O primeiro ano da nova diretoria, que assumiu neste ano para o biênio 2023/2024, pode ser considerado de muito trabalho e bons resultados, com uma pitada de desafios.  

“O maior desafio neste primeiro ano à frente da Sociedade Brasileira de Queimaduras foi consolidar estratégias eficazes para promover avanços na prevenção e tratamento, considerando a diversidade de desafios que envolvem as queimaduras”, destaca o presidente Marcus Barroso.

Pensamento semelhante tem Kelly Danielle de Araújo, vice-presidente da SBQ, que considera ter sido um ano para fazer e fortalecer contatos. “Você vai tomando ciência da situação, vendo que cada região tem suas peculiaridades. Para ajudar cada um, você precisa ter noção de como as coisas funcionam. E fazendo essas relações, contatos, as coisas vão fluindo para ajustar e tentar melhorar em todos os lugares”, observa a médica.

Para Marcus Barroso, todos os planos traçados em 2023, porém, foram executados com sucesso, destacando-se o êxito do congresso em Salvador, a participação recorde nos cursos online em conjunto com o SIG queimaduras e a realização bem-sucedida do CNNAQ presencial no estado de Minas Gerais. “A colaboração e engajamento da comunidade foram fundamentais para superar eventuais desafios e chegamos para o próximo ano com a energia renovada”, celebra o médico. 

Algumas lições para o próximo ano também ficam. “Para o Junho Laranja 2023, por exemplo, tivemos dificuldade de acesso nas secretarias, órgãos públicos e eles são essenciais na nossa campanha de prevenção. Então, já vamos começar a trabalhar isso logo para o Junho Laranja 2024”, disse ela, sem adiantar como está sendo programada a campanha para o próximo ano. 

 

“Ao olhar para trás, estou satisfeito com as ações tomadas, mas sempre buscando aprimorar nossos esforços para fortalecer ainda mais a sociedade”, destaca Marcus Barros.

FUTURO - Segundo o presidente da SBQ, as metas para 2024 incluem intensificar a conscientização sobre prevenção, ampliar parcerias estratégicas e investir em programas educacionais para profissionais de saúde, tornando nossa sociedade cada vez mais inclusiva e participativa.

O Congresso Brasileiro de Queimaduras, previsto para o segundo semestre do próximo ano, deverá ser realizado em Belo Horizonte. E os preparativos para isso já começaram. “Estamos atrás de espaço para essa realização”, destaca Kelly Araujo. Ela diz que ainda está ajudando a construir um outro evento em Minas Gerais, onde haverá espaço para discussão, também, do tratamento aos queimados. 


Que venha 2024!

Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida