Prazo para submissão de trabalho para o CBQ vai até 5 de março

YD Comunicação - 01/03/2021

O cadastro de temas é feito no portal do Congresso

O prazo para submissão de trabalhos no XII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) foi prorrogado para 5 de março. Todo o processo é feito no site do Congresso, na área do inscrito. Cada autor principal poderá se inscrever em, no máximo, cinco resumos. Não há limite na participação de coautores. No momento do preenchimento do formulário, o interessado poderá optar pela apresentação oral ou em pôster. 

Os resumos têm limite máximo de 2.500 caracteres e serão aceitos trabalhos em português ou espanhol. Os trabalhos científicos deverão conter objetivo, método, resultado e conclusão. E os relatos de caso precisam ter objetivo, relato do caso e conclusão.

As áreas do conhecimento que serão aceitas para avaliação serão: epidemiologia, feridas, curativos, reabilitação, matriz dérmica e substitutos cutâneos, prevenção, tratamento, experimental, saúde mental e cuidados críticos. Nos resumos de estudos envolvendo seres humanos deverá constar o número de protocolo da aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, nos dois formatos de apresentações.

Os trabalhos aceitos receberão um e-mail da comissão científica, com informações sobre a data, horário e modelo da apresentação, além de alterações que se tornem necessárias no resumo. O autor principal será o responsável pela apresentação.

Todos os trabalhos selecionados apresentados serão publicados na Revista Brasileira de Queimaduras, além de receber um certificado com o título do trabalho e os autores, seguindo a ordem de relevância colocada no momento da submissão do resumo.

No dia 17 de março serão divulgados os temas selecionados.

PREMIAÇÕES – Os melhores trabalhos serão premiados na solenidade de encerramento. Para participar, o autor deve enviar o artigo completo em formato Word, seguindo as normas da Revista Brasileira de Queimaduras. Todos os trabalhos devem ser originais, não serão aceitas revisões.

São quatro categorias de premiação: Prêmio Nelson Piccolo – melhor na área médica; Prêmio Elisabeth Greenfield – melhor em enfermagem; Prêmio Projeto Cris - melhor trabalho na temática prevenção, epidemiologia, reabilitação ou reintegração social; Prêmio Roberto Chem - melhor apresentado por um membro ativo ou emérito da SBQ, com temática relacionada à cobertura temporária ou permanente das lesões causadas por queimaduras.

O XII CBQ acontecerá, virtualmente, entre os dias 25 e 27 deste mês. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento. O valor varia entre R$ 40 e R$ 300, a depender da especialidade profissional, data de inscrição e se é associado SBQ. A taxa inclui acesso às atividades da programação científica (conferências e sessões temáticas), certificação digital e acesso ao conteúdo gravado por sete dias após a realização do evento.