Peças publicitárias sobre prevenção de queimaduras criadas por alunos da UEL serão usadas pela SBQ

- 09/07/2024

O trabalho do curso de pós-graduação Direção de Arte: design e comunicação encantou e irá ajudar na prevenção de acidentes

Alunos da pós-graduação em Direção de Arte: design e comunicação da Universidade Estadual de Londrina desenvolveram campanhas sobre prevenção de queimaduras que, numa parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, serão utilizadas nas redes sociais da entidade ao longo dos próximos meses.

Estimulados pela integração de quatro disciplinas e inspirados na paixão com que trabalham os profissionais do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina, no Paraná, 36 alunos divididos em oito grupos criaram peças publicitárias voltadas para a prevenção de queimaduras, com foco nos acidentes domésticos.

“Eles tiveram a primeira disciplina de planejamento de marketing e design thinking em que eles pesquisaram o tema. Na disciplina de direção de arte e redação publicitária, materializaram a campanha. A gente deixou aberto para cada grupo fazer o recorte do público, alguns foram para o infantil, outros para adultos”, detalha o professor Érico Francisco Bonfim Belem, que cuidou de todo o processo do trabalho.

Ele explica que a universidade faz esse trabalho com os alunos e precisa ter um viés de responsabilidade social, alinhado aos princípios institucionais. Sendo assim, desde o ano passado, atuam junto ao CTQ do HU de Londrina. “Neste ano, a Coordenadora de enfermagem do  CTQ HU UEL, Elisangela Flauzino Zampar que  apresentou o trabalho para o presidente da SBQ, tivemos uma reunião de apresentação e agora estamos nessa parceria para que o trabalho possa ser levado para todo o Brasil”, frisa Érico.

A SBQ usará as peças criadas pelos estudantes nos meses de agosto, outubro e dezembro deste ano e em janeiro e fevereiro de 2025. A primeira delas tem o slogan “Cuide, proteja, sorria!”, desenvolvida pelo grupo 5. Ela usa, em toda a comunicação, algum item que provoca queimadura, complementando com a frase “Não escolhe vítimas”, como por exemplo: “Produto químico não escolhe vítimas”.

Em outubro, em alusão ao Dia das Crianças, será utilizada a campanha do grupo 1, que tem como mote "Pequenos gestos, grandes escudos: queimaduras não têm espaço em nossa casa!". Os estudantes transformaram itens como fogo e energia elétrica em monstros que assombram as crianças, uma forma de chamar a atenção dos pequenos e, também, de seus cuidadores.

Para o final do ano, a ideia é trabalhar o Grupo 6, que adotou como estratégia a sensibilização por meio de momentos afetivos, despertando a atenção para a prevenção através da empatia. A frase usada por eles é “Que apenas bons momentos deixem marcas”.

Em fevereiro, em alusão ao Carnaval, a SBQ pretende chamar a atenção para os riscos do período, como uso de produtos químicos, queimaduras solar e riscos de trios elétricos. Por isso, escolheu a campanha do grupo 4, já que usaram o colorido e a expressão “Bobeou, queimou” como mote, tentando dar ao conteúdo, como eles mesmos descreveram, um tom  irreverente e bem humorado.

Impacto - Segundo o professor Érico Belem, durante o desenvolvimento dos trabalhos, os alunos ficaram impressionados com os dados de queimaduras e com os tipos de acidentes que ocorrem. “Mexeu muito com todo mundo e essa vontade de ajudar, de divulgar essas informações, a gente percebeu que fez muita diferença para os alunos. Eles realmente se entregaram, se envolveram muito e estão muito contentes com a parceria e com essa possibilidade do trabalho deles estar ajudando”, destaca ele que é especialista em Gestão Estratégica de Design com mais de 20 anos de experiência como criativo em agências de publicidade e design.

 Érico ressalta que, além da SBQ e do CTQ de Londrina, outros centros de tratamento também pretendem usar as peças criadas em campanhas de conscientização, como em Campinas, Brasília e Minas Gerais.

Outras Notícias

Pele de tilápia liofilizada deverá ser comercializada em breve após 10 anos de pesquisa

Universidade Federal do Ceará abriu chamada pública para empresas interessadas em obter o produto

2024 - Um ano inteiro de realizações

EU VENCI – Como fénix, Hanna Gabryelle renasceu das cinzas

Dezembro é cheio e celebrações que exigem atenção para evitar acidentes que provoquem queimaduras

Cirurgião plástico é vital no atendimento a vítimas de queimaduras

Nova diretoria da SBQ tem foco na linha de cuidados, fomento à pesquisa e aproximação com estudantes e instituições internacionais

Eu venci: arquiteta ficou mais alerta a projetos seguros depois de acidente provocado por curto-circuito

5° Encontro Catarinense Multiprofissional em Queimaduras ocorre nos dias 29 e 30 de novembro

Pesquisa em queimaduras será tema do SIG Queimaduras nessa quarta-feira (27)

Diretorias nacional e regionais têm novos representantes

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras