Peças publicitárias sobre prevenção de queimaduras criadas por alunos da UEL serão usadas pela SBQ

- 09/07/2024

O trabalho do curso de pós-graduação Direção de Arte: design e comunicação encantou e irá ajudar na prevenção de acidentes

Alunos da pós-graduação em Direção de Arte: design e comunicação da Universidade Estadual de Londrina desenvolveram campanhas sobre prevenção de queimaduras que, numa parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, serão utilizadas nas redes sociais da entidade ao longo dos próximos meses.

Estimulados pela integração de quatro disciplinas e inspirados na paixão com que trabalham os profissionais do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina, no Paraná, 36 alunos divididos em oito grupos criaram peças publicitárias voltadas para a prevenção de queimaduras, com foco nos acidentes domésticos.

“Eles tiveram a primeira disciplina de planejamento de marketing e design thinking em que eles pesquisaram o tema. Na disciplina de direção de arte e redação publicitária, materializaram a campanha. A gente deixou aberto para cada grupo fazer o recorte do público, alguns foram para o infantil, outros para adultos”, detalha o professor Érico Francisco Bonfim Belem, que cuidou de todo o processo do trabalho.

Ele explica que a universidade faz esse trabalho com os alunos e precisa ter um viés de responsabilidade social, alinhado aos princípios institucionais. Sendo assim, desde o ano passado, atuam junto ao CTQ do HU de Londrina. “Neste ano, a Coordenadora de enfermagem do  CTQ HU UEL, Elisangela Flauzino Zampar que  apresentou o trabalho para o presidente da SBQ, tivemos uma reunião de apresentação e agora estamos nessa parceria para que o trabalho possa ser levado para todo o Brasil”, frisa Érico.

A SBQ usará as peças criadas pelos estudantes nos meses de agosto, outubro e dezembro deste ano e em janeiro e fevereiro de 2025. A primeira delas tem o slogan “Cuide, proteja, sorria!”, desenvolvida pelo grupo 5. Ela usa, em toda a comunicação, algum item que provoca queimadura, complementando com a frase “Não escolhe vítimas”, como por exemplo: “Produto químico não escolhe vítimas”.

Em outubro, em alusão ao Dia das Crianças, será utilizada a campanha do grupo 1, que tem como mote "Pequenos gestos, grandes escudos: queimaduras não têm espaço em nossa casa!". Os estudantes transformaram itens como fogo e energia elétrica em monstros que assombram as crianças, uma forma de chamar a atenção dos pequenos e, também, de seus cuidadores.

Para o final do ano, a ideia é trabalhar o Grupo 6, que adotou como estratégia a sensibilização por meio de momentos afetivos, despertando a atenção para a prevenção através da empatia. A frase usada por eles é “Que apenas bons momentos deixem marcas”.

Em fevereiro, em alusão ao Carnaval, a SBQ pretende chamar a atenção para os riscos do período, como uso de produtos químicos, queimaduras solar e riscos de trios elétricos. Por isso, escolheu a campanha do grupo 4, já que usaram o colorido e a expressão “Bobeou, queimou” como mote, tentando dar ao conteúdo, como eles mesmos descreveram, um tom  irreverente e bem humorado.

Impacto - Segundo o professor Érico Belem, durante o desenvolvimento dos trabalhos, os alunos ficaram impressionados com os dados de queimaduras e com os tipos de acidentes que ocorrem. “Mexeu muito com todo mundo e essa vontade de ajudar, de divulgar essas informações, a gente percebeu que fez muita diferença para os alunos. Eles realmente se entregaram, se envolveram muito e estão muito contentes com a parceria e com essa possibilidade do trabalho deles estar ajudando”, destaca ele que é especialista em Gestão Estratégica de Design com mais de 20 anos de experiência como criativo em agências de publicidade e design.

 Érico ressalta que, além da SBQ e do CTQ de Londrina, outros centros de tratamento também pretendem usar as peças criadas em campanhas de conscientização, como em Campinas, Brasília e Minas Gerais.

Outras Notícias

Atenção durante festas juninas pode evitar acidentes com queimaduras

Subnotificação de casos de queimaduras dificultam análise da verdadeira dimensão do problema

Técnicas de camuflagem cosmética elevam autoestima de vítimas de queimaduras

SBQ divulga resultados dos trabalhos científicos enviados para o XV CBQ 2025

Prédios públicos ganham a cor laranja em alusão ao mês de conscientização quanto à prevenção de queimaduras

Queimaduras levam cerca de 70 mil pessoas ao hospital anualmente no Brasil

Sobrevivente de tentativa de feminícidio, Cristina Lopes hoje atua em prol de queimados e de mulheres

Inscrições abertas para o CNNAQ edição Brasília

Lançamento do Junho Laranja falou sobre tipos de violência e deixou reflexão para o futuro

Começa o mês de prevenção a queimaduras: o Junho Laranja!

Lívia Cristal encontrou na maquiagem uma forma de se empoderar e encorajar outras mulheres

SBQ promove webconferência em 2 de junho para lançar campanha de prevenção a queimaduras de 2025

Fala, presidente: representante do RS, Francisco Tostes destaca as atividades previstas para o Junho Laranja

Especial ex-presidentes: Marcus Barroso é o último entrevistado da série que celebra os 30 anos da SBQ

Junho Laranja terá lives, webconferências, seminários e caminhada

Nota de Pesar- Gisele Gonçalves de Souza

Senado aprova PL que garante tratamento integral de vítimas de queimaduras no SUS

Especial ex-presidentes: José Adorno vivenciou o desafio da presidência durante a pandemia de Covid-19

Assembleia promove eleição e escolhe representantes da SBQ em duas regiões do país: São Paulo e Paraná

Evento Científico: "Campanha Junho Laranja: Violência Contra a Mulher por Queimaduras”