Parceria entre Abracopel e SBQ busca minimizar acidentes com queimaduras com origem elétrica

- 08/03/2023

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) firmaram convênio de cooperação para alinhar dados e estratégias para provocar entidades e órgãos competentes, além de criar campanhas de prevenção voltadas para o cuidado de acidentes com origem elétrica que causam queimaduras e óbitos.

 

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da SBQ, José Adorno, a cooperação possibilita que as entidades procurem a indústria, Aneel, governo, entre outros órgãos e entidades que possam trabalhar em legislação e melhores condições para evitar esse tipo de acidente. “Temos nos dedicado, nos últimos anos, a entender melhor sobre os acidentes e mortalidade das queimaduras, principalmente por causa elétrica no Brasil. Nos últimos anos, uma pesquisa, que está a caminho de publicação, mostrou que 50% dos óbitos no Brasil por queimadura é por acidente com eletricidade. Encontramos na Abracopel um levantamento sobre a causa desses acidentes, o que não se encontra no DataSus. Isso, associado ao dado de mortalidade, dá uma densidade de dados grande e possibilita traçar estratégias de campanhas de prevenção adequadas”, ressalta.

 

O diretor-executivo da Abracopel, Edson Martinho, escreveu um artigo com base no Boletim Epidemiológico volume 53, nº47, elaborado pelo Ministério da Saúde, com colaboração da SBQ, publicado em dezembro de 2022, que faz um recorte sobre óbitos que ocorreram por queimaduras elétricas. “O número é alarmante, pois se dividirmos os 9117 óbitos por seis anos, teremos a média anual de 1529 pessoas que são vítimas fatais com queimaduras envolvendo choque elétrico e/ou arco elétrico”, destacou.

 


Desta forma, a ideia é juntar as forças das duas entidades e gerar ações para tentar minimizar os acidentes com queimaduras com origem elétrica. “O importante é que ambos apontam direções que devem ser seguidas para que estes acidentes sejam minimizados. “A Abracopel trabalha diariamente, há 18 anos, para minimizar estes acidentes, levando informações de qualidade. Conscientizando, desde a base, por meio de concurso de redação, desenho e vídeo, até a participação em seminários internacionais, palestras e vídeos educativos para a população, encontros e debates com profissionais do setor, confecção de documentos consultados pelas mais diversas esferas do poder público e empresas, mas sabemos, ainda há muito o que fazer”, observa Edson Martinho.

Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”