Painel SBQ e SIG Queimaduras farão evento único nesta semana

YD Comunicação - 11/05/2021

A utilização da ECMO em grandes queimados será o tema do evento de quarta-feira (12)

O SIG Queimaduras desta semana será diferenciado e acontecerá em parceria com o Painel SBQ. Na quarta-feira (12), às 19h, o cirurgião cardíaco Fernando Antoniali apresentará sobre “A utilização da ECMO em grandes queimados”, um tema ainda novo para o tratamento de queimadura. 

Fernando é coordenador do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica e ECMO da Clínica Cardio Cirúrgica Campinas e Hospital da PUC de Campinas, além de mestre em cirurgia pela Unicamp e presidente do Departamento de Cirurgia Cardíaca Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

“ECMO é uma tradução de inglês para oxigenação por membrana extracorpórea, que é utilizada em pacientes graves que precisam de assistência ventilatória mais eficaz após ter usado outros equipamentos que não foram tão eficientes.  Nos queimados, especificamente, deve ser usado para melhorar a assistência ventilatória, como queimadura respiratória e a síndrome de angústia respiratória. É um tema novo, uma aula inicial, que o dr. Fernando nos explicará mais”, esclarece o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno.

A moderação e a coordenação ficarão a cargo dele e do coordenador do SIG Queimaduras, Flavio Nadruz Novaes. O evento é online e gratuito e a aula gravada poderá ser acessada pelos sócios da SBQ após 10 dias da apresentação, na Biblioteca Virtual da SBQ. 

Seguem as instruções técnicas para conexão:

1. Acesse o endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigqueimaduras

2. Na janela "Não tenho uma conta" digite seu Nome (Cidade-UF) e clique em "Entrar"

3. Aguarde um instante e seja bem-vindo a sala virtual!

4. Navegador recomendado: Google Chrome

5. Antes de conectar verifique os requisitos de uso: http://url.rnp.br?Requisitos-MCONF

6. Vídeo aulas de apoio sobre como utilizar o MCONF: http://url.rnp.br?Videos-MCONF

7. Todos os microfones e câmeras deverão permanecer fechados.