Organizações de voluntários ajudam as vítimas na recuperação

- 29/06/2020

Insumos, medicamentos, apoio psicológico e reinserção na sociedade são as linhas de atuação

Nem sempre é possível evitar um acidente com queimaduras e o resultado pode ser sobreviventes com sequelas que, na maioria das vezes, precisam de apoio nas mais diversas áreas, como continuação do tratamento, acompanhamento psicológico, insumos e reinserção no mercado de trabalho. E quem contribui muito bem para isso são as organizações não governamentais. Em todo o Brasil, pelo menos 13 instituições desenvolvem ações para este público. 

Conheça cada uma delas e saiba como apoiar:

Associação Maranhense de Apoio a sobreviventes de queimaduras (Amasq)


A Ong foi criada para mobilizar o estado do Maranhão para prevenir queimaduras e apoiar os sobreviventes, com ajuda de profissionais e de vítimas que compartilham suas experiências. 

Saiba mais em https://www.facebook.com/amasq.queimaduras/

Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimadura (Anaviq)


Alexandra Bilar, presidente da associação, foi vítima de queimadura e, em 2011, quando buscava informações e orientações sobre como cuidar das sequelas, percebeu que poucos pacientes e familiares queriam falar sobre o assunto, o que tornava a espera pra consulta um momento de muita expectativa, porém de pouca partilha.

Em 2014,  criou o primeiro grupo para vítimas de Queimaduras no facebook, um tempo depois, criou um no Whatsapp. Aos poucos, as trocas de experiências  levou o grupo a um consenso: as dificuldades para o acesso ao tratamento atingiam todas as regiões do Brasil. Pensando nisso, Alexandra decidiu criar a Associação de Vítimas de Queimaduras para busca de melhores Políticas Públicas para o paciente.

Conheça melhor a associação e saiba como ajudar: http://anaviq.org.br/

Associação de Proteção e Apoio ao Queimado (Apaq)


Fundada através da união de profissionais para proporcionar tratamento integral aos pacientes com sequelas de queimadura.  O objetivo é promover o tratamento cirúrgico de pacientes com sequelas de queimaduras e, também,  dar continuidade na inserção desses pacientes na sociedade e assistência a família desse paciente. O atendimento é no Rio de Janeiro, por livre demanda.

Saiba mais em: https://www.facebook.com/associacao.apaq/

Associação de Prevenção e Intervenção em Queimaduras (Avance)

A Avance tem atuação em Brasília e atua no apoio às vítimas de queimadura em tratamento, com doação de protetor solar, malha compressivas (fabricação própria) e passagens de ônibus para quem faz tratamento Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Por mês, são fornecidos cerca de 30 frascos de protetor solar. Aproximadamente 1.500 malhas são fabricadas e distribuídas, anualmente. 

Saiba mais: www.facebook.com/avancebr

Camp Samba

Um acampamento só para crianças que sofreram o trauma da queimadura. Esse é o Camp Samba, evento gratuito que reúne, por quatro dias seguidos, crianças de 7 a 14 anos com o objetivo de resgatar nelas a autoestima, por meio de atividade lúdicas, educativas, esportivas e teatrais. Originário dos Estados Unidos, o evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e tem o apoio dos idealizadores do projeto, a Burn Advocates Network (BAN).

Saiba como ajudar: www.campsamba.com.br

Instituto de Politicas e Atenção em Queimaduras (Ipaq)


O Ipaq nasceu como liga de queimaduras de São Paulo. Tem por objetivo  tratar políticas públicas de atenção e prevenção ao paciente queimado em todo o Brasil. No ano passado, realizaram o primeiro fórum de prevenção de queimaduras em Sã Paulo e dele repercutiu a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado. Durante este período de pandemia, o Ipaq está fornecendo para CTQs  Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e produtos para higienização e esperamos fazer mais. 

Acompanhe o trabalho do instituto: https://www.facebook.com/ipaqbr/

Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ)

O Núcleo de Proteção aos Queimados iniciou suas atividades no ano de 1984 e fundado juridicamente em 1999 com missão de contribuir na assistência e proteção à pessoas sobreviventes a queimaduras. Dentre os objetivos do NPQ buscamos a prevenção de acidentes, apoiar e reabilitar pessoas vítimas de  queimaduras, educar profissionais de diversas áreas de atuação, capacitando-os para o devido tratamento de pacientes queimados, alertar a sociedade civil por meio de campanhas educativas e desenvolver continuamente pesquisas em prol do aprimoramento do trabalho e a superação da  qualidade de vida dos pacientes bem como  tratamento das sequelas.

Saiba mais em https://npq.org.br/

Instituto Pró-queimados

O Instituto existe, oficialmente, desde dezembro de 2019, mas desenvolve ações desde 2017. Ela surgiu da necessidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de queimaduras, principalmente, domésticas e angariar recursos para apoio econômico ao Centro de Tratameto de Queimados do Rio Grande do Norte. 

Centro de Acolhimento ao Sobrevivente de Queimaduras e Feridas (Sobreviva) 

A organização foi fundada em Anápolis (GO), em 2015, com o objetivo de promover assistência aos sobreviventes de queimaduras durante o tratamento e/ou pós alta hospitalar e desenvolver ações de prevenção e conscientização sobre o risco de acidentes desta natureza. A ONG nasceu baseada na história de superação de Tatiane Felix (Presidente da ONG). Ela sofreu um acidente doméstico aos 2 anos de idade, quando teve 50% do seu corpo queimado com água quente. Tatiane usa a sua experiência para inspirar e ajudar pessoas na mesma situação e, principalmente, promover ações preventivas através da conscientização. 

Para saber mais: https://www.facebook.com/ongsobreviva/

Associação de Ajuda às Vítimas de Queimaduras (Aviq)


A instituição nasceu da compaixão de um dos voluntariados, que ao se deparar com uma mãe desesperada por não ter condições financeiras de comprar uma malha de compressão para o tratamento do filho, ainda em 2005. Diante disso, os voluntários se uniram para oferecer  o produto, gratuitamente, a quem precisasse. 

Atualmente, 70 voluntários atuam na Aviq, que atende em toda a região de Sorocaba (SP). A Ong atua em educação preventiva, ofertando palestras, e dá suporte na reabilitação, fornecendo ao paciente tratamento medicamentoso, filtro solar, óleo de amêndoas, malha compressiva, reabilitação e apoio psicológico. 

Saiba como ajudar:  http://www.aviq.com.br/apoie

Instituto de Apoio a Queimados (IAQ)

O Instituto de Apoio a Queimados, com atuação em Fortaleza, tem como objetivo, dentre outros, contribuir para o desenvolvimento, ampliação, fortalecimento e realização da pesquisa científica, do ensino e da assistência à crianças, jovens e adultos, vítimas  de queimaduras; otimizar a prevenção de sequelas de queimaduras, propiciando condições técnicas, econômicas e psicológicas para o tratamento clínico e cirúrgico e executar programas voltados ao apoio à família, à ressocialização da vítima de queimaduras.

O instituto ainda presta atendimento gratuito em fisioterapia, terapia ocupacional, cirurgia, clínica médica e serviço social.

Saiba mais em: http://www.fundacaobetostudart.org.br/programas/entidade-apoiada/ampliacao-da-sede-do-iaq/

Além dessas instituições, ainda atuam na causa a Ong Amanhã, em Manaus.





Outras Notícias

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa