Nova diretoria da SBQ tem foco na linha de cuidados, fomento à pesquisa e aproximação com estudantes e instituições internacionais

- 04/12/2024

A Sociedade Brasileira de Queimaduras está de diretoria nova. Os eleitos tomaram posse nesta semana e trazem uma pauta extensa para os próximos dois anos, incluindo o fomento à pesquisa, a aproximação dos estudantes com a SBQ e o estreitamento de relações com instituições internacionais como ISBI e Felaq.

“Nosso compromisso será desenvolver e fortalecer a Linha de Cuidado às Pessoas com Queimaduras, sempre fundamentada na ciência, com foco na saúde e na qualidade de vida dos pacientes. Outro ponto importante da nossa proposta é aproximar ainda mais as equipes que tratam os pacientes da prática científica, promovendo a integração entre assistência e inovação. Sabemos que há muito trabalho pela frente, mas estamos profundamente motivados e preparados para enfrentar esse desafio”, destaca a médica Kelly de Araújo, que passou a ser a nova presidente da SBQ.

Ela vai trabalhar ao lado da enfermeira Raquel Pan, anteriormente segunda tesoureira e representante internacional. “Espero poder continuar contribuindo com a valorização da equipe multiprofissional e tentando aproximar os estudantes”, diz.

Ainda entre as propostas da nova diretoria estão desenvolver protocolos de atendimento aos queimados embasados em evidências científicas, revisar atividades dos comitês e grupos de trabalho para auxiliarem no desenvolvimento dos protocolos e desenvolver o curso de cuidado ao paciente queimado, englobando desde o atendimento inicial, os cuidados multiprofissionais, abordagens cirúrgicas para tratamento agudo e de sequelas, reabilitação.

A diretoria ainda é composta por primeiro e segundo secretários, cargos ocupados pela enfermeira Elisângela Zampar e Breno Bezerra, respectivamente; pelos tesoureiros Leonardo Augusto, que é fisioterapeuta, e o médico Bruno Cintra.

Na diretoria científica, estão reeleitos o médico Flávio Nadruz e a enfermeira Moelisa Dantas. Na representação internacional, se mantém o médico Eduardo Gus, que atuará juntamente com a pediatra Maria Cristina Serra. O médico José Adorno continua sendo o representante Interinstitucional Nacional.

A Revista Brasileira de Queimaduras passa a ter novo editor, cargo agora ocupado pelo médico Fabiano Calixto Fortes. Na Coordenação de Ligas também tem novidade: o fisioterapeuta Juliano Tibola assume a posição.

O Conselho Fiscal foi todo renovado. Ocupam as vagas os médicos Bruno Bianco e Jayme Farina, e a nutricionista Giselle Gonçalves.

A nova gestão tem mandato de dois anos, podendo se candidatar à reeleição. 

Outras Notícias

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa