Manual de Queimaduras será usado no CNNAQ

YD Comunicação - 18/03/2022

O documento é referência científica, com conhecimento amplo e recente em um único lugar

O Manual de Queimaduras para Estudantes, a partir de agora, será usado como material de referência no Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), organizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) para oferecer conhecimento e normas aos que prestam o primeiro atendimento a qualquer pessoa com queimaduras, proporcionando uniformidade nas condutas, essencialmente nas primeiras 24h. 

O manual surgiu como uma iniciativa dos alunos da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma (Letes), da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). O documento tem 18 capítulos que incluem epidemiologia, medidas de prevenção, fisiopatologia, tipos de queimaduras, atendimento, complicações, sequelas. É publicado como e-Book gratuito e de acesso aberto a todos os estudantes e profissionais da área de saúde.

“A SBQ revisou o material com três especialistas, eu, Mário Frattini e Andrea Fernandes. É um material bastante atualizado, com literatura recente. Ele já está sendo usado no Módulo de Traumas da Escola de Saúde, aqui em Brasília e será uma excelente referência para usarmos no CNNAQ. É um material para consulta e conhecimento das queimaduras. Já nasceu com uma vocação, de concentrar o conhecimento das queimaduras em um manual único”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno.

De acordo com Derek Lopes, um dos idealizadores do documento, os estudantes perceberam que as referências bibliográficas sobre o tema eram majoritariamente voltadas para os profissionais e especialistas da área, de modo que os alunos de graduação apresentavam dificuldades significativas durante o estudo. “Assim, um grupo de 26 estudantes de medicina se uniu para a produção de um material didático e acessível, que contivesse uma abordagem completa, porém direta sobre esse tópico. Ao longo de dois anos o projeto tomou forma”, explicou o estudante.

A aluna Isabella de Liz, também organizadora do manual, afirma que desde o início do projeto, o objetivo é de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino em saúde, visando que os futuros profissionais sejam capazes de realizar um atendimento de excelência ao se depararem com um paciente queimado. “É com extrema satisfação que se anuncia o uso do Manual de Queimaduras como referência do CNNAQ. A ampla repercussão do manual reflete a importância da construção conjunta do conhecimento, ilustrando como a colaboração de estudantes e profissionais é essencial para fomentar o avanço do ensino em saúde”, ressalta Isabella.

CURSO NACIONAL DE NORMATIZAÇÃO DE ATENDIMENTO AO QUEIMADO - O CNNAQ acontece por demanda das regionais da SBQ, serviço ou região que necessita unificar e melhorar seus índices de atendimento e redução de sequelas. Oficialmente, acontece, também, junto com o Congresso Brasileiro de Queimaduras ou com a Jornada Brasileira de Queimaduras. O curso é constituído de dez módulos teóricos e um prático, ministrados durante um dia, por instrutores capacitados pela SBQ. Na finalização do CNNAQ é feita uma avaliação, com certificação, em caso de aprovação. 

 


Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais