Manual de Queimaduras para Estudantes será lançado em live

YD Comunicação - 23/06/2021

Evento virtual será na noite desta quarta-feira (23)

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) apresentará, durante uma live nesta quarta-feira (23), o Manual de Queimaduras para Estudantes, produzido por alunos da Escola Superior de Ciências em Saúde (Escs) no Distrito Federal. O encontro virtual será realizado a partir das 19h, com a participação do presidente da SBQ, José Adorno, da diretora da instituição de ensino, Marta Rocha, e dos membros da diretoria da Sociedade, os médicos Mário Fratini e Andrea Fernandes. Para assistir, é preciso inscrição no Sympla.

O Manual de Queimaduras para Estudantes de Medicina é composto por 18 capítulos que incluem epidemiologia, medidas de prevenção, fisiopatologia, tipos de queimaduras, atendimento, complicações, sequelas, entre outros. A proposta é que o manual seja publicado como e-Book gratuito e de acesso aberto a todos os estudantes e profissionais da área de saúde. 

A produção do material foi proposta levantada pelos estudantes de graduação de medicina da ESCS, integrantes da Liga de Trauma e Emergência, que perceberam as lacunas de assistência, observadas na realidade da assistência aos pacientes vítimas de queimaduras nos prontos-socorros da rede de atendimento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Segundo a diretora da Escs, Marta Rocha, a partir da observação da realidade,  os estudantes começaram a pesquisar sobre o tema, buscando fontes de boas evidências, discussão com docentes e foram criando todo o conteúdo do manual.

Conforme ressalta o presidente da SBQ, José Adorno, as queimaduras são muito pouco discutidas a nível de graduação e, por isso, quando a ideia foi apresentada para a SBQ, ainda no início deste ano, entenderam que seria um ótimo material para servir de referência para os alunos. “É um material muito bem construído e demos todo apoio e revisão do conteúdo e dos textos”, diz.

O manual está em fase final de editoração e, em breve, será disponibilizado na Biblioteca Virtual da SBQ.