Ligas acadêmicas representadas em coordenação na SBQ

YD Comunicação - 16/02/2024

O objetivo é aproximar os estudantes da sociedade para melhorar capacitação e parcerias em campanhas de prevenção

A Sociedade Brasileira de Queimaduras acaba de ganhar uma Coordenação de Ligas Acadêmicas, com o objetivo de seguir um dos propósitos dessa nova gestão: a aproximação com estudantes das áreas da saúde. Estará à frente da coordenação o cirurgião plástico Victor Araújo Felzemburgh.


Conforme descreve o médico, as ligas acadêmicas são grupos de alunos que se reúnem e têm autogestão, mas são supervisionados e orientados por professores, que na maioria das vezes, são profissionais de saúde. “O lado muito bom disso é que você concentra pessoas que têm a iniciativa de estudar assuntos afins e desenvolver pesquisa, atividades de prevenção, campanhas, fazer publicações, apresentar em congressos e é importante a gente, junto com a coordenação, com a SBQ, direcionar, ajudar nessa orientação e fornecer membros da SBQ para reforçar o aprendizado, para dar aulas, para orientar projetos e ações com relação à comunidade, mas também de trazer essas ligas e direcionar para uma informação que seja uma formação de qualidade”, destaca Felzemburgh.

O presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Laplace), Miguel Pires, vê com bons olhos a iniciativa da SBQ. “Tem muita gente na nossa liga que se interessa nessa área de queimadura e o que posso dizer é que a gente está muito entusiasmado, eu diria, para poder fazer parte dessa organização, porque eu acho que podendo ter um pouco mais de contato com essa área, a gente vai poder aprender um pouco mais a especialidade que a gente almeja e decidir com mais garantia se é o que a gente quer, além das oportunidades que devem surgir com essa organização”, celebra o estudante.

De fato, essa será uma das propostas da coordenação: levar informação aos alunos de todo o país. Mas o trabalho vai além. “As ligas ajudam bastante nas campanhas de prevenção, nas ações sociais, comunitárias. Elas conseguem ser um braço mais próximo das pessoas e queremos aproveitar essa aproximação para atuar na prevenção”, frisa o coordenador de ligas da SBQ. 


Victor Araújo também pretender aproximar a SQB das ligas em todo o país e ofertar grupos de pesquisa. A capacitação é outro ponto primordial. “Queremos ofertar um contato maior dos estudantes com a SBQ, porque ali você cria uma semente da importância da prevenção e também podemos fornecer cursos, treinamentos, discussões, tele aulas, jornadas”, destaca. 

O médico ressalta que há muitos exemplos de má assistência no primeiro atendimento ao queimado por ter ali um profissional ainda em formação, sem muito conhecimento desse atendimento inicial à vítima de queimadura. “É nesse momento que é o ponto mais chave da identificação, na escolha correta da conduta e isso diminui morbidade e mortalidade, um bom direcionamento de uma boa conduta. No atendimento do grande queimado, isso resulta em aumento de qualidade de vida e aumento de sobrevida. Então, por isso, é muito importante a gente também focar em capacitação e treinamento desses alunos e das ligas”, complementa o cirurgião.

Para o presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (Aemed-BR), Cainã Cardoso, é evidente que, na graduação, os estudantes não possuem proximidade ou exposição adequada ao tema de queimaduras ao longo de sua formação. “Dessa forma, a SBQ, por meio de iniciativas, poderá aproximar os acadêmicos ao tema”, destaca.

Ele frisa, ainda, que a Coordenação de Ligas Acadêmicas poderá contribuir para “o avanço do conhecimento científico através da construção de um ambiente de aprendizagem com enfoque em atividades de ensino, pesquisa e extensão onde poderá se buscar novas abordagens de tratamento e protocolos de prevenção, além de contribuir com o surgimento de grandes inovações na área de queimaduras”.


Com relacionamento de mais de 10 anos com ligas acadêmicas, Victor Araújo Felzemburgh destaca a importância delas para a saúde. “Fui ligante quando estudante, passei a orientador, já dei aula em mais de 32 ligas. O objetivo é promover saúde, incentivar, empolgar os alunos. E eles trazem de volta os benefícios para a sociedade. Então, eu acho que essa é a ideia que a gente tem de fortalecer o ensino e fortalecer o aprendizado”, finaliza o coordenador das ligas acadêmicas da SBQ. 

Outras Notícias

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)

Eu venci – A vida de José Carlos mudou após um choque que resultou em perda de membros e queimaduras

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, SBQ reforça a necessidade da doação de pele

Médica e enfermeira são homenageadas no XIV CBQ em Belo Horizonte

Primeiro dia de CBQ é marcado por emoção e muita troca de conhecimento

Vítimas de queimadura lutam para ter direitos garantidos no Estatuto da Pessoa com Deficiência

Entrevista - Presidente do XIV CBQ fala sobre o evento que reúne especialistas em queimaduras

Symatese oferecerá aula sobre a matriz dérmica Nevelia e a aplicação em casos de queimados no XIV CBQ

Essity leva ao XIV CBQ palestra sobre tratamento seguro de queimaduras em crianças

Regras de apresentação para o XIV CBQ 2024 estão disponíveis no site do Congresso

Mölnlycke Health Care estará com estande e um espaço interativo no no XIV CBQ

SIG Queimaduras comemora seis anos planejando voo para outros países de língua portuguesa

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) está no ar

Escoteiros do Brasil inicia atividades voltadas para prevenção de queimaduras

Psicóloga Sandra Almeida abre o SIG Queimaduras no mês dedicado à saúde mental

Comitê de Nutrição elabora material para facilitar prática clínica

XIV CBQ conta com agência de viagens para ajudar participantes do evento

EU VENCI - Rhafrezzya Alves esteve no fundo do poço e hoje ajuda outras pessoas a darem a volta por cima