Lançada Frente parlamentar em prol da prevenção e atenção às vítimas de queimaduras

YD comunicação - 23/11/2023

Evento ocorreu na noite desta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, e contou com a presença da SBQ

A noite desta quarta-feira (22) foi marcada pelo lançamento da Frente parlamentar em prol da prevenção e atenção às vítimas de queimaduras, na Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença do Representante Interinstitucional Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno. A proposta de criação da frente é do deputado federal Pedro Aihara (Patriota-MG). 

“Essa frente é um braço legislativo para ajudar na construção das políticas acerca da saúde dos queimados, sempre objetivando a linha de cuidados. Agora, vai ter foco grande nas malhas compressivas e na reabilitação dos queimados”, destaca o médico José Adorno. O movimento para a criação da frente parlamentar contou com 200 assinaturas. 

Mesmo antes do lançamento da frente, alguns passos já estavam sendo dados em prol das vítimas de queimaduras. “Já começamos a agir, solicitando ao Ministério da Saúde que distribua malhas de compressão, gratuitamente, para essas pessoas e que haja educação preventiva nas escolas, contra acidentes e incidentes causados pelo fogo”, destaca o deputado Pedro Aihara, que é bombeiro militar. 

Ele destacou que também já foi protocolado o PL 5.593/2023, propondo que os queimados tenham atendimento especializado no Sistema Único de Saúde. “Lutaremos, incansavelmente, para que as vítimas de queimaduras, que já passaram e passam por momentos tão difíceis, possam reconstruir suas vidas, com apoio e dignidade”, frisou. 

“A frente parlamentar tem essa capacidade de pautar o legislativo em todos os cenários importantes sobre o progresso das leis que amparam a questão da prevenção e do atendimento global ao paciente queimado”, observa Adorno, destacando, também, o importante papel da SBQ nessa busca. “É um esforço concentrado para dar impulso inicial para que a gente consiga esse apoio do legislativo nos vários canais de construção da política de atendimento ao queimado, objetivando a construção da linha de cuidado”, complementa. 


Além da SBQ, representantes de organizações não-governamentais também estiveram presentes ao lançamento da frente. “Fomos todos ouvidos: médicos, vítimas, Corpo de Bombeiros, Ministério da Saúde, a fim de colocar na agenda do Governo Federal essa pauta tão importante para todos nós e para sociedade em geral, que sendo conscientizada dos perigos das queimaduras, não precisará passar pelas dores e traumas que uma queimadura ocasiona”, destaca a representante da Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimaduras, Alexandra Bilar.

Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”