Equipe que estuda uso de pele de tilápia em queimaduras recebe três prêmios seguidos

YD Comunicação - 26/11/2021

Em apenas 15 dias, os profissionais foram reconhecidos pelo trabalho de pesquisa, totalizando 19 premiações já recebidas

Há sete anos o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará pesquisa sobre a pele de tilápia no tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa. Coordenada pelo cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Edmar Maciel, a equipe recebeu recentemente três prêmios, em menos de 15 dias.

“Até o ano passado, a pesquisa da tilápia já tinha recebido 16 prêmios, todos em primeiro lugar, mas com a pandemia, as premiações pararam e voltaram agora. Então, em apenas 15 dias recebemos três novas premiações em primeiro lugar e isso só mostra a importância da pesquisa. Ainda mais por que foi em três áreas diferentes, com três pesquisadores distintos, o que mostra o comprometimento de todos da equipe. Ou seja, todos participam, todos crescem”, explica Edmar Maciel.

A premiação mais recente, a “Mentes da Inovação”, foi em 24 de novembro, concedida pela Bayer a um grupo de alunos de pós-graduação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, coordenado pelo professor Odorico Moraes. O trabalho ganhador foi “O curativo biológico de pele de tilápia liofilizada: um novo dispositivo regenerativo para tratamento de feridas, queimaduras e cirurgias plásticas reparadoras”.

Outra premiação foi dada a um grupo da ginecologia, coordenado por Leonardo Bezerra, médico e professor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. O estudo “A pele de tilápia na saúde sexual feminina e cirurgias reparadoras complexas: recuperação da função sexual de mulheres com estenose e malformação vaginal, autoaceitação de mulheres transgênero e reparo de sindactilia grave” foi o vencedor da categoria Tratamento, do Prêmio Dasa de Inovação Médica, com Veja Saúde 2021.

Fechando o trio, o VII Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária premiou Mirza Melo pelo trabalho “Enxerto de pele de tilápia em úlcera de córnea de cães”.

TAMANHO DO ESTUDO – A Pesquisa da Pele de Tilápia conta com 297 pesquisadores, espalhados em nove estados brasileiros (Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia) e em oito países Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Colômbia, Guatemala, Argentina e Equador).

Já foram 26 publicações em revistas nacionais e internacionais; estudos feitos em parceria com a Nasa, Fiocruz e Butantan; citação da pesquisa em quatro seriados internacionais: Grey's Anatomy, Good Doctor, Vampiros e The Residente; além de sair em mais de 760 matérias pela imprensa.

Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”