Equipe que estuda uso de pele de tilápia em queimaduras recebe três prêmios seguidos

YD Comunicação - 26/11/2021

Em apenas 15 dias, os profissionais foram reconhecidos pelo trabalho de pesquisa, totalizando 19 premiações já recebidas

Há sete anos o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará pesquisa sobre a pele de tilápia no tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa. Coordenada pelo cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Edmar Maciel, a equipe recebeu recentemente três prêmios, em menos de 15 dias.

“Até o ano passado, a pesquisa da tilápia já tinha recebido 16 prêmios, todos em primeiro lugar, mas com a pandemia, as premiações pararam e voltaram agora. Então, em apenas 15 dias recebemos três novas premiações em primeiro lugar e isso só mostra a importância da pesquisa. Ainda mais por que foi em três áreas diferentes, com três pesquisadores distintos, o que mostra o comprometimento de todos da equipe. Ou seja, todos participam, todos crescem”, explica Edmar Maciel.

A premiação mais recente, a “Mentes da Inovação”, foi em 24 de novembro, concedida pela Bayer a um grupo de alunos de pós-graduação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, coordenado pelo professor Odorico Moraes. O trabalho ganhador foi “O curativo biológico de pele de tilápia liofilizada: um novo dispositivo regenerativo para tratamento de feridas, queimaduras e cirurgias plásticas reparadoras”.

Outra premiação foi dada a um grupo da ginecologia, coordenado por Leonardo Bezerra, médico e professor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. O estudo “A pele de tilápia na saúde sexual feminina e cirurgias reparadoras complexas: recuperação da função sexual de mulheres com estenose e malformação vaginal, autoaceitação de mulheres transgênero e reparo de sindactilia grave” foi o vencedor da categoria Tratamento, do Prêmio Dasa de Inovação Médica, com Veja Saúde 2021.

Fechando o trio, o VII Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária premiou Mirza Melo pelo trabalho “Enxerto de pele de tilápia em úlcera de córnea de cães”.

TAMANHO DO ESTUDO – A Pesquisa da Pele de Tilápia conta com 297 pesquisadores, espalhados em nove estados brasileiros (Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia) e em oito países Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Colômbia, Guatemala, Argentina e Equador).

Já foram 26 publicações em revistas nacionais e internacionais; estudos feitos em parceria com a Nasa, Fiocruz e Butantan; citação da pesquisa em quatro seriados internacionais: Grey's Anatomy, Good Doctor, Vampiros e The Residente; além de sair em mais de 760 matérias pela imprensa.