Dia Nacional da Saúde: prevenção em primeiro lugar, inclusive das queimaduras

YD Comunicação - 05/08/2022

Criado em 1967, o dia homenageia o médico Oswaldo Cruz e visa despertar valores relacionados à saúde

Em 1967,  por meio da Lei nº 5.352, o Brasil criou o Dia Nacional da Saúde, para alertar à população sobre os cuidados com o bem-estar físico, mental e social. A data foi instituída como 5 de agosto, em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu nesse dia, em 1872. A saúde é um equilíbrio, conquistado no dia a dia e as ações preventivas são essenciais para manter o corpo são. Inclusive, a prevenção de queimaduras não poderia ficar de fora.

"O Dia Nacional de Saúde é para falarmos de prevenção e nós, como Sociedade Brasileira de Queimaduras, temos que lembrar da prevenção de queimaduras. Temos que ficar em alerta com o ambiente doméstico, cuidado com os líquidos quentes, os inflamáveis, com as crianças, por isso, temos que lembrar à população de evitar as formas mais comuns de acidentes com queimaduras. A pessoa quando está em uma atividade que pode gerar queimadura, deve ter foco total, estar atenta para que não ocorra nenhum acidente", destaca o presidente da SBQ, José Adorno.

Já no ponto de vista de legislação, José Adorno explica que ainda se tem muito o que fazer para diminuir os acidentes e aumentar as ações de prevenção para a doença queimadura. "A doença queimadura não é só associada ao trauma agudo, à morte, ao sofrimento, à dor, mas, também, às sequelas, que estão associadas à pele fragilizada, a doenças psiquiatricas e psicológicas, limitação funcional, enfretamento da família, etc. Então, neste Dia Nacional da Saúde, temos que concientizar sobre a prevenção de queimaduras, que é a melhor maneira de cuidar da saúde", alerta o presidente da SBQ. 

Conforme José Adorno, as queimaduras correspondem à quarta causa de anos perdidos de vida de uma pessoa, o que causa um impacto muito significativo. "Os nossos órgãos públicos e instituições devem implementar politicas públicas que estejam sempre dentro de diretirzes e políticas que protejam nossa população", ressalta. 

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) - O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou 7 de abril, em 1948,  como o Dia da Saúde, devido à preocupação em manter o bom estado de saúde mundial da sociedade e orientar e conscientizar sobre os seus problemas. Assim,  saúde é definida pela OMS como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”.  
    No Brasil, o dia mudou, para celebrar o nascimento de Oswaldo Cruz, que foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias de febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Além de ter fundado, em 1900, o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.

Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida