Dia Nacional da Saúde: prevenção em primeiro lugar, inclusive das queimaduras

YD Comunicação - 05/08/2022

Criado em 1967, o dia homenageia o médico Oswaldo Cruz e visa despertar valores relacionados à saúde

Em 1967,  por meio da Lei nº 5.352, o Brasil criou o Dia Nacional da Saúde, para alertar à população sobre os cuidados com o bem-estar físico, mental e social. A data foi instituída como 5 de agosto, em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu nesse dia, em 1872. A saúde é um equilíbrio, conquistado no dia a dia e as ações preventivas são essenciais para manter o corpo são. Inclusive, a prevenção de queimaduras não poderia ficar de fora.

"O Dia Nacional de Saúde é para falarmos de prevenção e nós, como Sociedade Brasileira de Queimaduras, temos que lembrar da prevenção de queimaduras. Temos que ficar em alerta com o ambiente doméstico, cuidado com os líquidos quentes, os inflamáveis, com as crianças, por isso, temos que lembrar à população de evitar as formas mais comuns de acidentes com queimaduras. A pessoa quando está em uma atividade que pode gerar queimadura, deve ter foco total, estar atenta para que não ocorra nenhum acidente", destaca o presidente da SBQ, José Adorno.

Já no ponto de vista de legislação, José Adorno explica que ainda se tem muito o que fazer para diminuir os acidentes e aumentar as ações de prevenção para a doença queimadura. "A doença queimadura não é só associada ao trauma agudo, à morte, ao sofrimento, à dor, mas, também, às sequelas, que estão associadas à pele fragilizada, a doenças psiquiatricas e psicológicas, limitação funcional, enfretamento da família, etc. Então, neste Dia Nacional da Saúde, temos que concientizar sobre a prevenção de queimaduras, que é a melhor maneira de cuidar da saúde", alerta o presidente da SBQ. 

Conforme José Adorno, as queimaduras correspondem à quarta causa de anos perdidos de vida de uma pessoa, o que causa um impacto muito significativo. "Os nossos órgãos públicos e instituições devem implementar politicas públicas que estejam sempre dentro de diretirzes e políticas que protejam nossa população", ressalta. 

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) - O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou 7 de abril, em 1948,  como o Dia da Saúde, devido à preocupação em manter o bom estado de saúde mundial da sociedade e orientar e conscientizar sobre os seus problemas. Assim,  saúde é definida pela OMS como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”.  
    No Brasil, o dia mudou, para celebrar o nascimento de Oswaldo Cruz, que foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias de febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Além de ter fundado, em 1900, o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.

Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais