Dia Nacional da Saúde e da Nutrição

YD Comunicação - 31/03/2023

Pacientes queimados devem ter acompanhamento nutricional durante o tratamento e após a alta hospitalar 

Para conscientizar e lembrar as pessoas do benefício de uma alimentação saudável, hoje (31), é comemorado o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. O ato de se alimentar bem é fundamental para manter a saúde em dia e, no caso de pacientes com queimaduras, a nutrição é um dos pilares no tratamento.

Os pacientes com queimaduras têm necessidades nutricionais elevadas devido às repercussões metabólicas e ao processo cicatricial. "A terapia nutricional nesses casos deve ter como principal objetivo otimizar a oferta calórica e proteíca, bem como de outros nutrientes, minimizando o comprometimento do estado nutricional e melhorando a cicatrização das lesões e a sobrevida do paciente", explica Cecília Fraga Lemos, nutricionista no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado da Bahia (HGE). 

Ela diz ainda que a oferta calórica e proteica nestes pacientes está aumentada pelo trauma da queimadura e pela necessidade de cicatrização das lesões. As perdas de nutrientes pelo exsudato das feridas também são grandes. "Por isso, existe uma maior necessidade de nutrientes específicos e alguns alimentos fonte de proteínas, vitaminas e minerais antioxidantes que atuam como cofatores na cicatrização das feridas ", diz a especialista.

Entre os alimentos sugeridos estão: carnes magras, leite e derivados, ovos, oleaginosas, frutas cítricas, vegetais verde escuros, azeite de oliva extravirgem, cereais integrais, grãos e sementes de linhaça, gergelim ou girassol. "Lembrando que deve haver um equilíbrio entre a oferta de carboidratos, proteínas e lipídios. É uma avaliação individual que deve ser feita pelo profissional nutricionista", destaca Cecília. 

DIA A DIA - O nutricionista acompanha o paciente diariamente para definir as intervenções e a melhor via de alimentação. Para atingir as necessidades nutricionais, muitas vezes o paciente precisa da prescrição de suplementos via oral ou da alimentação por via sonda nasoenterica.

Segundo a nutricionista clínica no Hospital João XXIII, Lídia Rocha Nunes, mesmo com a prescrição da dieta enteral, quando possível, ela mantém a dieta por via oral. 

"Mais do que alimentação para o corpo, a comida fornece conforto no meio desse processo tão difícil que é a internação de um paciente queimado. Aqui, no João, nós adequamos a dieta para que o paciente sinta prazer em comer, tornando um momento tranquilo ao invés de estressante", conta.

Após a alta hospitalar, os pacientes são encaminhados para continuar o acompanhamento nutricional e recebem orientações para manter uma dieta voltada para a cicatrização. 


Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”