Congressistas marcam presença no segundo dia do XII CBQ

YD COMUNICAÇÃO - 27/03/2021

Muitos temas relevantes foram apresentados por profissionais nacionais e internacionais 

O segundo dia do XII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) teve 11 temas simultâneos divididos em duas salas, com profissionais nacionais e internacionais. Todas as palestras tiveram recorde de público. Durante o evento, congressistas participaram com perguntas por meio do chat on-line. 

Na sala 1, o primeiro tema abordado foi a sessão temática “biofilme”. Marcus Vinicius Barroso falou sobre a “introdução” e Mara Blanck abordou a “prevenção”. Os profissionais do Chile, Carlos Sebastián Segovia Donoso e Enrique Lee Flores falaram sobre o “tratamento clínico e cirúrgico”. Na segunda palestra, Hudson Alex Lázaro apresentou o “manejo do biofilme: evidências e prática”.

Na terceira conferência da sala, o chileno Patrício Centurion falou sobre “células tronco: novo aliado no tratamento das queimaduras? Como otimizar a coleta de células mesenquimais e enxerto composto?”. Após o intervalo, os profissionais Carlos Nassif, Murillo Santucci Cesar de Assunção, Luis Cabral, de Portugal, e Ricardo Roa, do Chile, falaram sobre “sepses no queimado’. 

Na conferência sobre “Highlight”, Cristiane Galvez Nishioka abordou a “cicatrização em meio úmido e uso de espumas no tratamento das queimaduras” e o Pedro Soler Coltro sobre “os benefícios das coberturas com prata”. O último tema da sala 1 foi “qualidade e melhoria em serviços de queimados”, ministrado pelo profissional da Inglaterra Tom Potokar. 

A primeira sessão temática da sala 2 foi composta por Ana Carolina Morais Fernandes, Juliano Tibola, Mário Frattini e Fernanda Brandão, que falaram sobre “a importância da organização do atendimento ambulatorial”. Em seguida, os aspectos em “Qualidade de Segurança do Paciente” foram explicados pelos profissionais Ernane de Sousa Almeida e Victor Grabois. No terceiro tema, o nutricionista Rodrigo Costa Gonçalves falou sobre a “terapia nutricional em queimados e como alcançar os resultados”.

Na volta do intervalo, os congressistas puderam se informar sobre pacientes com feridas complexas e a morbidade hospitalar associadas. Débora Cristina Sanches Pinto iniciou o tema, Daisy Cristina Archila explanou sobre as “complicações”, Izabela Honorato abordou a “resistência bacteriana” e Daniela Carreiro de Mello esclareceu sobre o impacto econômico. 

A última temática do dia da sala 2 foi sobre a atuação fonoaudiológica na assistência de pacientes com queimaduras. Com participação da Maria José de Souza Barrem abordando o “manejo da disfagia no paciente queimado”, Geraldine Borges sobre a “intervenção em microstomia e uso de órtese oral” e as “perspectivas atuais e futuras da fonoaudiologia em queimados” foi explicado pela Dicarla Motta Magnani.

Para quem perdeu ou quiser rever um dos temas abordados nas salas 1 e 2, poderá, ao final do Congresso, por um período de sete dias, assistir às atividades gravadas. 

Aprendizado on-line – A avaliação do CBQ foi positiva pelos palestrantes e congressistas. O ambiente de realidade virtual proporciona uma experiência diferenciada. Para o presidente do XII CBQ, Marco Almeida, o congresso está surpreendendo em todos os aspectos, tanto na questão online quanto na metodologia. 

“O nosso presidente José Adorno tem a capacidade de atrair pessoas ao seu entorno que realmente conseguem colaborar muito. A equipe da SBQ está de parabéns, porque trabalha com alto padrão de sintonia e são todos muito bem focados. É uma capacidade do nosso presidente de congregar as pessoas em torno deste trabalho”, conta Marco Almeida. 

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Marcus Vinicius Barroso, que participou da primeira apresentação na sala 1, ficou feliz com o resultado. “Me surpreendi com o formato, ambiente virtual excelente, a interface ficou muito boa, fácil visualização e acesso. Mesas com profissionais de diversas áreas e países, o que diversifica e enriquece a discussão”.

De acordo com o fisioterapeuta e conselheiro fiscal da SBQ, Juliano Tibola, que fez uma apresentação na sala 2, “o congresso online é um evento inédito para a SBQ e está sendo uma experiência única de aprendizado para todos nós. Fico muito contente de participar, mesmo através do chat, há interação com os colegas. Espero que seja um grande aprendizado para fazer outras atividades com esse tipo de metodologia, mesmo após retornar à realidade, após a pandemia”. 

O cirurgião plástico Pedro Coltro comemorou a participação no Congresso. “Tive a oportunidade de debater o papel das novas tecnologias no tratamento do paciente queimado e compartilhar um pouco da experiência da nossa Unidade de Queimados da USP (Universidade de São Paulo) Ribeirão Preto”

Interação – O presidente da SBQ, José Adorno, visitou e convida a todos para prestigiarem os estandes dos expositores. No espaço, é possível interagir com a Convatec, 3m+KCI, Coloplast, Essity, EFE, Promedon, DMC Equipamentos Ltda, SBQ e Mölnlycke.

O XII CBQ continua neste sábado (27), último dia de evento.